RECENTES

Na rota da natureza

Ministério do Turismo aponta Caminhada de Sobradinho, promovida pela Emater-DF, como roteiro turístico oficial da Copa do Mundo de 2014

São pouco mais de 7km: quase três horas de caminhada. A paisagem recortada por morros, as árvores típicas do cerrado, o canto dos pássaros, a água refrescante dos riachos e outros pequenos detalhes fazem a diferença na Caminhada da Natureza, que teve mais uma edição realizada pela Emater-DF no último sábado (6), entre os núcleos rurais Ribeirão e Catingueiro, na região administrativa de Sobradinho II. O passeio, que inclui visitas a propriedades com degustação de quitutes e doces produzidos na região, foi indicado como roteiro turístico oficial da Copa do Mundo de 2014 pelo Ministério do Turismo.

A caminhada — cujo tema é “Conheça as delícias da sua região” — tem início na propriedade de Valdemar das Neves, onde um farto café da manhã é servido. A segunda parada é na fazenda de Paulo Lemos, onde há degustação de queijo, pão de queijo, bolos e outras iguarias produzidas no local. O percurso termina na agroindústria Rabicó, de Mary Gomes, onde um saboroso almoço com galinha caipira, lombo e costela defumada esperava os exaustos caminhantes.

O trajeto foi acompanhado pela consultora Mirian Rocha, do Ministério do Turismo, que avaliou tecnicamente as condições da atividade. Acessibilidade, infra-estrutura, sinalização e outros detalhes foram anotados pela consultora, que ficou satisfeita com o que viu. “Esta caminhada possui um caráter educativo e certamente pode unir crianças e adultos”, observou Mirian.

Para a turismóloga da Emater-DF, Clarissa Valadares — idealizadora do projeto —, a caminhada ajuda a promover a região e gerar renda para os agricultores locais. “Além disso, é uma ótima oportunidade para o participante se integrar à natureza e resgatar a história local”, acrescenta Clarissa, que contou com o apoio de toda a equipe da Emater – Sobradinho no desenvolvimento da atividade.

O percurso é acompanhado pela condutora Raquel Gomes, moradora do local, que vai apresentando detalhes sobre a fauna e a vegetação. Ela conta ainda curiosidades sobre a história da região. “O nome da cidade surgiu a partir de uma casinha de João-de-Barro que foi construída uma sobre a outra, como um sobradinho. Então, as pessoas passaram a usar essa árvore como referência, daí o nome pegou”, disse ela.

A próxima edição será em outubro. Quem tiver interesse em participar deve mandar um email para caminhadacircuitosobradinho@gmail.com , com nome, telefone e RG. O participante pode adquirir os produtos oferecidos nas propriedades e agroindústrias da região.

A caminhada tem o apoio das secretarias de Saúde e de Segurança Pública. Três enfermeiras do Hospital Regional de Sobradinho e dois policiais militares de moto acompanham os participantes durante todo o trajeto.

MAIORES INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação (Ascom)
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF — EMATER-DF
SAIN, Parque Estação Biológica, Asa Norte, Brasília-DF
(61) 3340-3002
www.emater.df.gov.br

Nenhum comentário