RECENTES

Pré-Conferência de Assistência Social






*Gizele Chaves

O objetivo é avaliar as políticas de Assistência Social e propor melhorias para a cidade. Propostas serão encaminhadas à Conferência Distrital

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), em parceria com o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS/DF), realizou hoje (19/08) a Pré-Conferência de Assistência Social de Sobradinho. Vão ser realizados encontros dessa natureza em várias regiões do DF. O objetivo é levar as demandas das cidades à Conferência Distrital, que vai acontecer de 11 a 14 de outubro.

“Este momento é importante, porque temos a possibilidade de mapear as necessidades da nossa região, bem como propor melhorias para as políticas de assistência social”, destacou a administradora de Sobradinho, Maria América, na cerimônia de abertura da Pré-Conferência. América também reafirmou a parceria da Administração Regional junto à Sedest, para aprimorar os serviços realizados em Sobradinho.

A secretária da Sedest, Arlete Sampaio, falou da necessidade de definir estratégias para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Nós temos que trabalhar para tornar o SUAS uma política de Estado, ininterrupta e eficaz”, afirmou Arlete. “Nosso objetivo é um só: atender a todas as famílias vulneráveis das nossas cidades”, Finalizou a secretária. Em seguida, Arlete apresentou os números da extrema pobreza no DF e explicou as diretrizes do Programa DF Sem Miséria.

À tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho, onde puderam debater e encaminhar propostas. As sugestões foram votadas em plenário e, depois de aprovadas, foram anexadas ao relatório final da Pré-Conferência. Também foram eleitos delegados para representar Sobradinho, Sobradinho II e Fercal na Conferência Distrital.

As propostas aprovadas vão ser encaminhadas à IX Conferência de Assistência Social do DF, cujo tema é: Avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios.

Por Gizele Chaves ( texto e fotos)


Nenhum comentário