RECENTES

MEIO AMBIENTE: Movimento desenvolve ações para recuperar e preservar o curso d'água de Sobradinho


Há pelo menos dez anos, ambientalistas e moradores denunciam a poluição e degradação do Córrego Sobradinho, mas a falta de consciência de algumas pessoas e de ações práticas pela preservação faz com que o bioma natural se transforme num risco à vida. Para que o pior não aconteça, a população de Sobradinho criou o movimento SOS Ribeirão.

O Ribeirão Sobradinho drena toda a área urbana da região de Sobradinho, Sobradinho II e a área de expansão urbana com 120 condomínios localizados nessa região. Ele nasce abaixo da Quadra 18, às margens da BR-020, e percorre toda área urbana da cidade e do Núcleo Rural I, desaguando em uma cachoeira, que atualmente não pode ser usada pela população por conta da sujeira. “Esse ribeirão vem sofrendo, nas últimas décadas, uma alteração nos seus recursos hídricos, tanto no aspecto qualitativo, como no quantitativo”, afirma Raimundo Barbosa professor e coordenador do movimento SOS.

O movimento popular SOSRibeirão, formado por membros da comunidade de Sobradinho I e II, luta pela revitalização do Ribeirão Sobradinho, que hoje está comprometido do ponto de vista biológico. O despejo de esgotos, de resíduos sólidos, desmatamento, causado pelo uso e ocupação desordenada do solo, queimadas, à instalação de vários sítios, chácaras e condomínios nas margens desse córrego são as principais causas da degradação.

Fonte jornal de brasilia

Nenhum comentário