RECENTES

SAÚDE: Carreta da Mulher faz mais de 1.300 atendimentos na Fercal


Serviço atendeu às necessidades de diagnóstico urgente

Durante dez dias, a Carreta da Mulher ficou estacionada na Fercal, onde foram realizados cerca de 1.300 atendimentos. De acordo com a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) de Sobradinho, Hellen Regia de Avelar, a comunidade foi receptiva aos serviços oferecidos na carreta. A administração ofereceu a estrutura necessária para acomodar servidores e usuárias.

Segundo Hellen, o serviço atendeu às necessidades das moradoras da Fercal, principalmente as que precisavam de diagnóstico urgente. “A carreta foi muita positiva na comunidade, houve até um caso em que a cidadã foi diagnosticada com Bi rads 5 (laudo suspeito de câncer de mama) e já foi encaminhada para o Hospital de Base, para ser acompanhada pela Oncologia”, disse.

A unidade oferece exames de ecografia, mamografia, ultrassonografia e exames preventivos de câncer do útero.

O secretário de Saúde do Distrito Federal (DF), Rafael Barbosa, visitou a Carreta da Mulher na Fercal e concedeu entrevista a rádio comunitária local, a Rádio Fercal FM, e respondeu perguntas dos ouvintes sobre a saúde no DF, especialmente a respeito da Carreta da Mulher. “Estou muito satisfeito com o resultado da carreta. A mulher faz exames perto de sua casa, com aparelhos de primeiro mundo que muitos hospitais particulares não têm. É um ótimo sistema de prevenção de câncer”, disse.

Próxima visita

A próxima visita da carreta na região está programada para 22 de abril a 30 de maio, em Sobradinho I. O atendimento deverá ser feito por agendamento.


Por Fernanda, da Agência Saúde DF



Nenhum comentário