RECENTES

CIDADE: Garis e catadores são alfabetizados na Casa do Ribeirão


Desde o início de abril, 26 trabalhadores do sistema de limpeza de Sobradinho estão sendo alfabetizados na Casa do Ribeirão. O curso é gratuito e tem duração de nove meses. Após a conclusão, os participantes serão encaminhados à rede pública de ensino.

O presidente da empresa Sustentare Serviços Ambientais - responsável pela conservação de 17 regiões administrativas - Adilson Martins explica que a alfabetização é muito importante para aumentar o engajamento dos funcionários e diminuir riscos de acidentes. “Eles passarão a compreender melhor os treinamentos e não ficarão perdidos ao ler placas e avisos de perigo em materiais descartados no lixo”.

As aulas ocorrem as terças, quartas e quintas-feiras das 16h às 18h30. Para o administrador regional de Sobradinho, Márcio Guedes, a iniciativa trará mais qualidade de vida e oportunidades profissionais. “Este curso é só o inicio. Tenho certeza de que todos os alunos irão progredir e alcançar novos objetivos”, disse.

Sonho

A turma de alfabetização é a primeira da professora Rosana Maria que também já foi gari. Orgulhosa, ela se emociona ao falar sobre os alunos. “Todos tem muita força de vontade. Não faltam as aulas e prestam bastante atenção. Este é apenas o ponta pé inicial para realizarem sonhos”, disse.

Maria Socorro é gari há quatro anos e já faz planos para o futuro. Quer ajudar os filhos na escola e também ler histórias para eles. “É difícil, mas sei que vou conseguir realizar este sonho”, disse.

Com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), foram montadas três turmas com 82 alunos ao todo, sendo 35 em Brazlândia, 26 em Sobradinho e 21 na Asa Sul. Já a metodologia do curso foi desenvolvida pela Universidade Católica de Brasília (UCB), que também treinou os alfabetizadores e forneceu o material escolar. A ação faz parte do projeto filantrópico da UCB "Alfabetização Cidadã", que atende jovens e adultos não alfabetizados.


Por Jéssica Nascimento /Fotos João Timóteo

Nenhum comentário