RECENTES

SOBRADINHO FESTEJA SEUS 54 ANOS COM AMPLA PROGRAMAÇÃO


Tradicional desfile cívico-militar e o carnaval de rua estão no cronograma de eventos da cidade

Sobradinho, cidade serrana conhecida pelo seu paisagismo e que está localizada a 22 quilômetros de distância do Plano Piloto e ao Norte do Distrito Federal, assim como Brasília, foi planejada. De acordo com a administração do local, Sobradinho foi estudada entre 1958 e 1959 pelo engenheiro Inácio de Lima Ferreira. Entretanto, a referida região já contava com o homem brasileiro atuando nestas terras há mais de um século.

Em conformidade com a administração da cidade, há registros históricos que comprovam esse fato. Tanto o testamento dos descendentes das famílias proprietárias das terras quanto os dados registrados no Cartório de Títulos e Documentos de Brasilinha, sede do município de Planaltina de Goiás, asseguram a autenticidade. Parte da prova se encontra transcrita no site da Administração de Sobradinho.

Origem do nome

Segundo dizem, o nome Sobradinho derivou da existência de um velho cruzeiro de madeira rústica, erguido antes de 1850, às margens de um ribeirão existente na região. Em um de seus braços foram construídas duas casas do pássaro joão-de-barro, sobrepostas com casinhas simples de dois pavimentos: um pequeno sobradinho. Tal fenômeno chamou a atenção de viajantes que passaram a tê-las por referência com o título de Cruzeiro do Sobradinho ou Sobradinho do Cruzeiro.

Inspirada na “engenhosidade” instintiva do pássaro joão-de-barro, a denominação foi aceita pela população. Com o passar dos tempos, o ribeirão local foi denominado Córrego do Sobradinho e deu ainda nome às fazendas da região: Sobradinho Moji e Sobradinho dos Melos.

O tempo se passou e a partir de 1959, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP) elaborou um levantamento de uma área onde estaria localizada a sede da região administrativa. A cidade recebeu o nome de Sobradinho e foi fundada no dia 13 de maio de 1960. No entanto, esta data só chegou a ser oficializada em 1967, pelo Decreto nº 571.

Curiosidade

Além dessa história, outra versão também é conhecida. Nesta, contam que havia na região um pequeno sobrado que servia de referência para os contrabandistas de ouro que procuravam burlar o fisco real. Como a rainha de Portugal, Dona Maria, a louca, tomou conhecimento do fato, mandou construir próximo ao pequeno sobrado um posto fiscal para conter o trânsito ilegal do minério. Com isso, os garimpeiros procuravam alertar uns aos outros sobre o feito e diziam: “cuidado com o posto que a rainha colocou depois do sobradinho”.

O tempo foi passando e o ribeirão local terminou se chamando Córrego Sobradinho, do que resultou, por referência, a mesma denominação para as fazendas das redondezas, como Sobradinho Moji e Sobradinho dos Melos.



Crédito: Higor Sousa/Jornal de Sobradinho

Aniversário

O mês de maio está com uma ampla programação de atividades para os moradores de Sobradinho, pois no dia 13 a cidade completa seus 54 anos. Dentre as festividades estão o tradicional desfile cívico-militar, carnaval de rua e o 4º encontro de carros antigos.

No dia 13 acontece o hasteamento da bandeira e o famoso desfile cívico-militar será no dia 17, na rua 01, entre as quadras 07/08. Já a largada da 1ª Corrida da Serra acontece no dia 18, no Parque dos Jequitibás, quando também ocorrerá o Samba na Praça, a partir das 16 horas, na Praça Teodoro Freire.

No ano de 2013 a cidade contava com uma população estimada em 108 mil habitantes. Conforme explicou o administrador da cidade, Márcio Guedes, o tema deste ano será "Cidade Melhor, Vida Melhor". “O nosso calendário inclui eventos de esporte, cultura e fomento ao desenvolvimento econômico sustentável. Acreditamos que a qualidade de vida depende desses pilares. Sobradinho nunca esteve tão bonita, segura e agradável de morar”.

Mesmo com tanta beleza, a cidade não escapa das críticas das pessoas, como por exemplo, melhorar a segurança, saúde e lazer. Para um dos primeiros comerciantes da cidade, Aristides de Almeida Barreto, de 86 anos, que é proprietário da loja Bazar Barreto, a qual existe desde 1962 e está localizada na quadra 8, Sobradinho cresceu muito rápido. Ele explica que no começo havia somente um ou dois comércios. “Era tudo terra. Nem energia tinha. Apesar de termos alguns problemas, sou apaixonado pela cidade. Eu e todos os meus familiares crescemos aqui”.

Outra pessoa que se diz atraída pela região é a comerciante Maria Lúcia, de 59 anos. Ela conta que trabalha na loja Tânia Modas há três décadas. “Assim como em outras cidades, Sobradinho tem seus pontos positivos e negativos. Mas acredito que os positivos prevalecem. Tudo aqui é maravilhoso. Parabéns Sobradinho”.

Um dos locais da região que se vê pessoas correndo, fazendo caminhada e praticando esportes é no Parque dos Jequitibás. O local tem como principal objetivo a preservação de espécies significativas da flora local, principalmente o Jequitibá.

O parque possui matas fechadas, trilhas e recreação infantil. Além disso, muitos moradores aproveitam a aparelhagem que há no espaço para praticar ginástica nas barras fixas, paralelas e abdominal. “Adoro vir aqui. É um lugar onde posso trazer toda a minha família aos fins de semana e fazer exercício físico de segunda a sexta-feira”, enfatizou a funcionária pública Tatiane Cruz Machado, de 38 anos, que nasceu na região.

Saiba o que alguns moradores acham de Sobradinho:

Aristides de Almeida Barreto (comerciante)

“Sou apaixonado por esta cidade. Cresci aqui e sou grato por isso. Gostaria que revitalizassem algumas partes da calçada da quadra 08 porque é bem movimentada”.



Mário Moreira da Silva (comerciante)

“Cheguei aqui em 1979 e me encantei. Algumas mudanças poderiam ocorrer para melhorar o comércio da antiga feirinha. Tenho esperança de dias melhores”.



Leonardo Gaiotti (comerciante)

“Cheguei aqui há um ano e estou feliz. Sinto-me satisfeito em trabalhar e morar nesta região. Espero que a cidade continue evoluindo sempre”.



Maria Arlinda (comerciante)

“Não vejo cidade igual a esta. Trabalho no comércio há 42 anos. Espero que este novo governo dê atenção para saúde e educação. Tirando esses problemas, é uma cidade boa”.



Alcir Rodrigues (comerciante)

“Sobradinho é um lugar bom para viver, mas tem de melhorar. Acho que a cidade parou no tempo. Está tudo muito atrasado”.



Maria Goreth (comerciante)

“O comércio da quadra 08 está meio esquecido. Mas acredito que isso vai mudar logo logo. Desejo muitas felicidades a esta cidade grandiosa”.



Lucilene Pereira (comerciante)

“A população daqui cresceu rapidamente. Sempre morei aqui e não saio mais. Sobradinho é uma cidade linda e não tem igual”.



Maria Lúcia (comerciante)

“Em minha opinião, esta cidade é calma e tranquila. Só precisamos de mais atrativo para Sobradinho”.



Sérgio Avenir (motoboy)

“É uma cidade boa para trabalho e moradia. Não tem tanta violência como em outros lugares. Quando me aposentar, quero continuar por aqui”.



Cícero Vieira (padeiro)

“Criei meus quatro filhos em Sobradinho e estou satisfeito. É uma cidade calma. Me sinto seguro. Parabéns para esta região”.



Anginete Maria da Silva (comerciante)

“Acho que esta região precisa de mais lazer para os jovens. Quero que nesse aniversário, Sobradinho seja muito feliz”.



Marluce de Sousa (vendedora)

“Essa cidade é muito boa para se morar. E digo isso não porque eu moro aqui, mas é porque é a verdade. Parabéns”.



Valéria Santana (comerciante)

“Tenho este comércio há 25 anos. Eu e minhas funcionárias adoramos esta cidade. As pessoas devem continuar acreditando na melhoria de Sobradinho que é muito bonita”.



Ademar Capelari (comerciante)

“Tem quatro anos que moro aqui. É uma cidade boa para se viver. Espero um futuro cada vez melhor para Sobradinho”.



Jason Castro (comerciante)

“Em relação à moradia, Sobradinho é uma cidade excelente. Não tenho o que reclamar. Amo muito tudo aqui”.



Edmilson Francisco Filho (vendedor)

“Apesar de eu não morar aqui e só trabalhar, gosto daqui. Parece que as noites são tranquilas e calmas. Sobradinho, desejo que as pessoas cuidem mais de você. Parabéns”.



Wesley Lacerda (comerciante)

“Estamos com loja em Sobradinho há quase 30 anos. É uma cidade admirável, mas precisa de melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança”.



Leandro de Souza (professor)

“Sobradinho de fato tem crescido muito, no que se trata de entretenimento para as pessoas. Nós, moradores da região, somos privilegiados pela beleza”.



Neilton Cardoso Silva (vendedor)

“Estou nesta cidade há 10 anos e gosto muito. Sobradinho é um lugar cheio de árvores e tem uma paisagem maravilhosa”.



Bianca Cristina (vendedora)

“Não tenho muito tempo aqui. Cheguei tem oito meses. Mas noto que tem muita gente que valoriza esta cidade. Espero que Sobradinho continue sendo uma cidade amada”.


  

Mariane Rodrigues (comerciante)

“Sobradinho é uma cidade linda que gera empregos para o Entorno. Espero que continue sendo um lugar calmo e com menos vandalismo”.



Raimunda Dantas (feirante)

“Gostaria que melhorassem as bancas da quadra central, que é um dos lugares que mais tem gente. Sobradinho é uma cidade acolhedora. Felicidades”.



Raimundo Ricardo Sousa (feirante)

“Sobradinho é a melhor cidade do Distrito Federal. Só está faltando arrumar a Feira da quadra central. Quando isso ocorrer, para mim, será um lugar sem defeitos”.



José Nogueira (aposentado)

“Sobradinho é um lugar bom tanto para moradia quanto para comércio. Depois de me aposentar, decidi continuar morando aqui pela calma que tenho”.



Isac Gramacol (jornalista)

“É uma cidade tranquila. Acho que deveriam melhorar a questão visual desta região, que tem um paisagismo ímpar”.



Aline de Sousa Barboza (coordenadora de clínicas)

“Sobradinho é minha casa. No momento não estou mais morando aqui, só trabalhando. Mas sinto muita saudade. As outras regiões não têm a mesma calma”.



Daniele Cardoso (caixa)

“Gosto da vida noturna da cidade, que não é muito perigosa. Têm os seus problemas como as outras regiões. Mas precisam melhorar a infra-estrutura do hospital local”.



Kelma Machado (atendente)

“Acho uma cidade linda. Moro aqui há 15 anos. Desejo todo sucesso a esta cidade e quero que ela continue se desenvolvendo para melhorar nossas vidas”.



Cristiane Lopes (dona de casa)

“No momento não moro mais em Sobradinho, mas tenho muita vontade de voltar. Afinal de contas, nasci e vivi aqui. Esta cidade é muito acolhedora”.



Michele Alves (atendente)

“Moro em Sobradinho há alguns anos e sou literalmente apaixonada por esta cidade. Pelo fato de eu morar praticamente no centro da região, acho tudo muito próximo. Desejo muito sucesso”.



Temitope Omotosho (médico)

“Apesar de eu não ter nascido no Brasil, cheguei ao país e à Sobradinho há três anos e estou satisfeito com a cidade, que é tranquila e maravilhosa”.



Darlon de Sousa Silva (empresário)

“Desejo tudo de bom para Sobradinho nesses seus 54 anos. Espero que esta cidade evolua bastante e que tenha mais segurança”.



Valdir Pereira (comerciante)

“Moro em Sobradinho há 30 anos. Desejo que os governantes invistam mais em lazer para nossa região”.



Valéria Borba (estudante)

“Além de nós, moradores de Sobradinho, termos a calma desta cidade, ainda somos privilegiados pelas lindas imagens dos morros que a cerca. Sou grata em viver aqui”.



Pedro de Sousa Borba (aposentado)

“Lembro que na construção de Brasília eu já morava aqui, afinal tenho 86 anos. Ia à capital para trabalhar e voltava para cá, onde dormia. Não troco Sobradinho por nenhum outro lugar”.



Tereza Santos (administradora)

“O que dizer de Sobradinho? Sempre morei aqui, de modo geral, não tenho do que reclamar, pois é uma cidade planejada, bem localizada, próximo ao centro de Brasília”.



Fernando Pereira (barbeiro)

“Sobradinho é uma ótima cidade. Acho que ela tem vários problemas, como muitas cidades do Distrito Federal. Porém, na minha opinião, aqui é o lugar mais seguro”.



Rosângela Rodrigues (vendedora)

“Como eu trabalho em comércio, assim como em outros lugares, me sinto insegura quando algum estranho entra na loja. Acho que precisa melhor a questão da segurança por aqui”.



Larissa Kesley (empresária)

“Sobradinho para mim é a cidade dos sonhos. Tem seus problemas como qualquer outra cidade, mas aqui tem menos. Desejo muita esperança às pessoas que aqui vivem”.



Ailton Gonçalves (autônomo)

“Aqui é uma cidade tranquila. Parece interior. Só acho que precisa melhorar o transporte, que cada vez está pior”.



Mariane Morgado (estudante)

“Nasci aqui e gosto muito. Mas acho que Sobradinho é um lugar que foi esquecido. Vejo que muitos lugares estão evoluindo, e aqui não”.



José Diana (comerciante)

“Moro em Sobradinho desde 1974. Esta cidade precisa melhorar no que diz respeito à oportunidade de trabalho para os jovens. Apesar de tudo, desejo sucesso para minha cidade”.



Magno Fernandes (comerciante)

“Sobradinho está perdendo a imagem de cidade calma. Estamos vendo cada dia mais crimes. Precisamos melhorar a segurança em todas as quadras”.



Moacir Francisco da Silva (zelador)

“Esta cidade não está mais parecida com a que eu nasci. Acho que as pessoas precisam colocar Deus em primeiro lugar, antes de exigirem qualquer mudança. Que Deus abençoe esta região”.



Paulo Ferreira (aposentado)

“A cidade é um ótimo lugar para morar. Não tem lugar igual. Adoro morar aqui e quero que Sobradinho cresça cada vez mais”.



Ismael Cavalcante (bombeiro)

“Desejo muita alegria, mas também quero muita melhoria. Temos de melhorar toda esta cidade. Principalmente na infra-estruturar que deixa a desejar”.



Alberto Gomes da Silva (aposentado)

“Sempre vou defender os serviços como saúde e segurança da nossa cidade. Um dos pontos principais que precisa ser melhorado é a nossa rodoviária”.



Luís Fernando Farias (motorista)

“Sobradinho é uma cidade dormitória. Não tenho o que reclamar. É uma região calma e segura”.



Maria Sirene Silva (comerciante)

“Parabéns Sobradinho. Espero que a minha cidade melhore cada vez mais, principalmente no transporte público”.



Valdecir Bispo (vendedor)

“Como eu moro aqui, quero melhorias para minha cidade. Não me sinto muito seguro. Espero que haja mudança nessa parte”.



José Francisco Silva (barbeiro)

“Sobradinho é uma cidade que já foi muito tranquila, mas hoje está violenta. Deveria ter mais policiamento e deveria ter mudanças na saúde”.



Júlio Silva (pipoqueiro)

“Parabéns para todos nós que fazemos parte dessa cidade maravilhosa que sempre me acolheu”.



Edson Silva (vigilante)

“Eu trabalho na Rodoviária. Deveriam investir aqui, que é um dos pontos mais movimentados da cidade. E parabéns Sobradinho”.





Francisco Neves (aposentado)

“Estou aqui há 39 anos. Acho que Sobradinho é um corpo sem cabeça. Temos alguns lugares na cidade que precisam de bueiros. Isso deixa a cidade com uma imagem feia”.



Rafael Soares (gerente de vendas)

“Cidade próspera e que tem muito verde. Não trocaria esta cidade por nenhuma outra. Desejo mais investimento para ela ficar mais bonita”.



Kátia Lima (balconista)

“Na minha opinião, esta região é uma maravilha. Acho que se a cidade está com uma imagem que não é boa, são as pessoas que devem se educar mais, pois a cidade é linda”.







(*) Por Higor Souza (texto e fotos) Jornal de Sobradinho Exclusivo para Ed. 267 de Maio de 2014

Nenhum comentário