RECENTES

Saúde oferece atendimento exclusivo ao público masculino


Consulta no Ambulatório de Atenção Básica ao Homem é feita sem agendamento prévio

Para aproximar os homens dos serviços hospitalares, a Secretaria de Saúde disponibiliza, em Sobradinho II e Ceilândia, um serviço exclusivo de atendimento ao público masculino. Semanalmente são realizados cerca de 60 atendimentos, os quais não precisam ser agendados justamente para facilitar o acesso desse público.

O projeto, chamado de Ambulatório de Atenção Básica ao Homem, é pioneiro no Centro de Saúde 3, de Sobradinho II, mas também se tornou realidade no Centro de Saúde 6 de Ceilândia. A iniciativa foi comemorada nessa quarta-feira (27), data em que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada pelo Ministério da Saúde, completou cinco anos.

Segundo o próprio ministério, de três pessoas que morrem no Brasil, dois são homens. Os dados informam, também, que as maiores incidências de morte são causadas por câncer, Acidente Vascular Cerebral, infarto, diabetes e hipertensão.

"Muitos homens estão doentes e não sabem. Eles só trabalham e não cuidam da saúde, procurando uma unidade médica só em caso de emergência. Outro motivo para a maior causa de morte nos homens é o estilo de vida que levam. A ingestão de álcool e o sedentarismo, por exemplo, são mais evidentes nos homens", frisou a coordenadora da Saúde do Homem, Laurez Vilela, ao destacar a importância desse serviço de prevenção.

O ambulatório de Sobradinho II possui dois médicos especialistas em clínica médica, saúde da família e capacitação em DST/Aids. A área de abrangência beneficia aproximadamente 130 mil pessoas.

"O atendimento é feito em terceiro turno, com agenda aberta, aceitando os fora de área, com uma estratégia diferenciada que julgamos ser a mais efetiva. Graças à parceria da urologia realizamos, também, procedimentos cirúrgicos ambulatoriais de vasectomia e postectomia", explicou médica Aparecida Murr.

SERVIÇO:
Centro de Saúde nº 3:
- Endereço: AR 13 Conjunto 7 lote 1 - Sobradinho II
- Horário: segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e às quartas-feiras, das 18h às 22h
Centro de Saúde nº 6:
- Endereço: EQNP 10/14 lotes E, F, G e H - Ceilândia
- Horário: toda quarta-feira, das 18h às 22h


Fonte: Secretaria de Saúde/Foto: Pedro Ventura / Arquivo

Nenhum comentário