RECENTES

Governo Rollemberg anima economia do DF


Especialistas em diversas áreas fazem uma análise do que o governador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB) deve enfrentar a partir de janeiro. Segundo eles, a escolha da equipe de transição traz uma perspectiva das pretensões do socialista

A escolha da equipe de transição anunciada, esta semana, composta por professores da Universidade de Brasília (UnB), servidores e ex-servidores dos governos local e federal, mostra que o governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), segundo especialistas, pretende ter acesso a estudos aprofundados e, assim, obter as informações reais da situação que receberá a cidade no próximo ano. Antônio Flávio Testa, cientista político, por exemplo, faz uma análise e mostra que a vitória do pessebista significa a ruptura com a velha dicotomia azul e vermelho. Para ele, o DF viverá um novo tempo, de fato, a partir do início do novo governo. A expectativa é de otimismo e sente, entre a população, entusiasmo com a nova gestão, embora saiba das dificuldades que o novo gestor enfrentará.

Após as analises feitas durante a fase de campanha, Testa acredita que os brasilienses estão com uma expectativa muito positiva em relação ao próximo governo. Ele explica que foram elaborados estudos sobre os principais problemas do Distrito Federal, ao longo de quase dois anos, e esses estudos permitirão ao governador iniciar sua gestão com conhecimento de causa. “Essa é, sem dúvida, uma grande vantagem. A equipe que acompanha a transição de governo é competente e bem preparada. Caberá ao governador montar um secretariado comprometido com o plano de governo aprovado e que tenha condições de implementá-lo. O governo tem que demonstrar conhecimento técnico, competência política e capacidade operacional, para executar o plano de governo e transformar promessas de campanha em realidade concreta. É isso que a sociedade brasiliense espera do próximo governo”, analisa o cientista.

A partir de agora, segundo Testa, o governador eleito entra na nova etapa, na qual o que foi prometido em campanha, viram os compromissos e devem ser cumpridos. “Na minha opinião, um dos principais desafios será fazer com que o servidor público, de todas as áreas de governo, se motivem e queiram trabalhar em prol da sociedade; e não apenas em defesa de interesses corporativos. O governador deverá mostrar que a autoridade que a população lhe delegou, pelo voto, será exercida com competência e rigor, sem autoritarismo”, observa.

Outro desafio, de acordo com Testa, será convencer a Câmara legislativa que o modelo político clientelístico e fisiológico, baseado no “toma lá, dá cá”, será efetivamente substituído por um projeto político voltado para a construção de um Distrito Federal com a importância real que tem, do ponto de vista geopolítico e econômico. “Para tanto, terá que negociar, em profundidade, a transformação qualitativa de uma casa legislativa voltada para miudezas e interesses paroquiais e corporativos, para uma verdadeira câmara distrital com caráter estratégico e competência para realizar as grandes transformações que a sociedade local almeja”.

Rodrigo Rollemberg também enfrentará desafios na segurança pública do Distrito Federal. Testa diz que o governador eleito terá que implantar um plano de segurança pública que contemple não somente ações repressivas, mas que amplie a capacidade preventiva, a partir de políticas de planejamento familiar, de infância e sobretudo de juventude, focadas no empreendedorismo empresarial, esportivo e artístico, para minimizar, ao máximo, o efeito nocivo do abandono familiar e da expansão do consumo e tráfico de drogas sobretudo do crack. “Ele terá que vencer o corporativismo dos órgãos de segurança e fortalecer a Secretaria de Segurança, dando a essa instituição poder de comandar a política de segurança pública”.

O Entorno, segundo analisa o cientista político, também terá que entrar nos programas da nova gestão. “Rollemberg deverá desenvolver uma política de crescimento do Entorno, liderando esse processo e negociando com o governo de Goiás e o Governo Federal a consolidação da uma região metropolitana. Será necessário promover o desenvolvimento econômico dos municípios do Entorno, evitando a migração forçada daquela população em busca de melhores condições de subsistência e promova a migração turística, que ocorre em melhores condições e gera riqueza e satisfação. São desafios imensos e  difíceis de serem vencidos. Mas o governador Rollemberg merece um voto de confiança”, pontua Testa.

Ainda em analise a próxima gestão, Testa diz que se Rollemberg conseguir realizar seus compromissos, o Distrito Federal será muito melhor daqui a quatro anos. Mas, ele lembra que  sozinho não tem condições de realizar essa mudança. “Temos uma Câmara distrital de difícil convivência e de interesses muito difusos e particulares, e isso pode dificultar muito as coisas. apesar de, no primeiro momento, conseguir uma boa base de apoio. Acredito ainda que GDF precisa de um governador que transmita confiança à população e autoridade sobre seus subordinados. E isso é vital para acabar com o marasmo e o desânimo vigente e que decorre, sobretudo, do aparelhamento do Estado, da falta de uma política de carreira e avaliação de desempenho das diversas áreas de governo e do servidor público”.

Em uma visão mais realista, o cientista político ressalta que os problemas como na saúde, educação, transporte não serão possíveis de se resolver tudo de início. “É preciso um tempo para corrigir erros, replanejar e implementar novos modelos de gestão. Isso leva algum tempo. Creio que nos primeiros três meses serão feitos ajustes e, logo em seguida, mudanças aparecerão”, completa. Sobre a transição de governo, Testa observa que é uma situação delicada. “Quem sai, sai magoado e desanimado. Sempre ocorre algum desleixo, é consequência da derrota. Mas o povo não tem nada com isso, é preciso que seus direitos sejam assegurados. Cabe à equipe de transição fazer uma auditoria administrativa detalhada, identificar problemas que podem ser resolvidos imediatamente, evitando a diminuição da qualidade dos serviços essenciais prestados à população e preparar para o início do próximo governo sem que haja problemas de continuidade”.

Principal medida será
implantar o bilhete único

Sobre as expectativas para as implantações no sistema de mobilidade urbana, o presidente do Conselho Executivo da Anetrans, Roberto Portella acredita que o novo governo dê sequência as obras de mobilidade iniciadas na gestão de Agnelo. Entre os itens, devem ser realizadas a conclusão e implementação do sistema BRT ( Bus Rapid Transit), sul e norte, a integração das linhas mediante bilhete único, de forma que um passageiro possa através com um só bilhete se deslocar de sua residência até seu local de trabalho, utilizando todo o sistema de transportes disponível.

Rollemberg, de acordo com Portella, já sinalizou que deverá completar as obras, que são essenciais para o fluxo de tráfego, obras como o TTN – Trevo de Triagem Norte, que consiste na duplicação da ponte do Bragueto, um trevo completo que oferecerá acesso a todos os destinos sem cruzamento e a implantação de todo um sistema viário com viadutos, pistas e acessos até a granja do torto, como também a obra já iniciada de duplicação do torto até o colorado. Segundo o presidente da Anetrans, obras que desafogarão o trafego da região Norte do DF, como o alargamento do viaduto sobre o pistão e o túnel sob a avenida central de Taguatinga também deverão entrar na lista de Rollemberg. “O importante é o governo dar sequência as obras do seu antecessor sem solução de continuidade e ao mesmo tempo iniciar e planejar e projetar as obras que virão para o futuro. Um bom estoque de projetos pode facilitar o GDF na busca de financiamentos tanto externos com internos”.

Das promessas levadas nos discursos de campanha, Portella acredita que a principal melhoria na mobilidade urbana seja a implantação do bilhete único. “Estão sendo estudados os sistemas ferroviários, ligando Brasília à Goiânia, e a utilização da linha férrea existente que liga o Plano Piloto à Luziânia, onde poderá ser utilizado um sistema VLT – veículo leve sobre trilhos – transportando passageiros do Entorno até a antiga Rodoferroviária, e dali uma ligação via circular pelo eixo monumental com os demais pontos do Plano”, observa o presidente da Anetrans.

Reequilibrar economia do DF
será concluída a longo prazo

Antes mesmo de assumir o Governo do DF, Rodrigo Rollemberg já anunciou que recebe a cidade com um déficit de R$ 2,1 bilhões. Com essas informações, o economista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Fávio Basilio, explica que o principal desafio do governador eleito será reequilibrar as finanças do GDF e ajustar a máquina pública para assegurar os objetivos de campanha de transparência, educação integral nas escolas e de saúde de qualidade para a população. Contudo, para atingir esses objetivos, não será suficiente apenas cortar despesas. Ele vai além e observa que será necessário contrariar interesses. “Para tanto, deverá reduzir os cargos comissionados sem concursos, fazer cumprir a jornada de trabalho dos médicos e, principalmente, conter de forma responsável as crescentes demandas por aumentos de salários reais acima da inflação de importantes categorias do Estado”.

O economista vai além e diz que Rollemberg receberá o GDF em piores situações que seu antecessor. “De fato, a situação fiscal do GDF é um problema sério para o próximo governador, que encontrará um GDF em condições piores do que as que o seu antecessor recebeu. Para resolver esse problema, já considerando as ações citadas anteriormente, será necessário combater com maior afinco a sonegação fiscal, o que exige uma ação exemplar da Secretaria de Fazenda, reajustar de forma moderada as alíquotas de IPTU e solucionar gargalos de infraestrutura, como por exemplo na capacidade de investimento da CEB para auxiliar na atração mais empresas para o DF, aumentar a eficiência do transporte coletivo e na mobilidade urbana, e aumentar o direcionamento dos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) para alavancar a produção local. Ademais, será necessário dar um fim econômico ao Estádio Mané Garrincha, sob pena de drenar ainda mais recursos de áreas prioritárias para a população”, pontua Flávio.

Ao analisar a atual gestão, o economista  acredita que Agnelo errou ao aumentar ainda mais o custo da máquina pública na proporção da quantidade de habitantes e no direcionamento dos recursos públicos. Para exemplificar ele levanta a questão do transporte público e que esta mobilidade urbana está longe de ser solucionada, a educação, segundo ele, pouco evoluiu nos últimos quatro anos e o atendimento nos hospitais se deteriorou de forma perceptível. Além disso, o endividamento para a construção do mais caro Estádio da Copa do Mundo drenou recursos de outras áreas prioritárias e restringiu a capacidade do Estado em alavancar novos projetos no futuro.


Fonte : Ricardo Callado/ blog do Callado publicado em 8/11/2014 

Nenhum comentário