RECENTES

SAÚDE: Pele / Sol / Verão‏


Queimadura com frutas ácidas no sol. Quem nunca?

A fitofotodermatite é uma queimadura que acontece quando a pele suja com alguma fruta ácida e fica exposta ao sol. O mais comum é aquele "limão para caipirinha", daí a pessoa lava as mãos mais ou menos e a pele vai ficando escura aos poucos. A impressão que dá é que a mancha está crescendo ou se multiplicando. Pode até dar bolha, mas não é o mais comum. O comum é não sentir nada! E assusta quando a pessoa vê a mancha crescer.

Cuidados: evitar contato com cítricos e sol ao mesmo tempo e lavar muito bem as mãos e braços porque pode espirrar. Além de aplicar o filtro solar. Se já estiver queimado, é preciso tratar! É muito importante cobrir a área toda até clarear tudo.


Já ouviu falar em alergia ao sol?

Tem gente que após dois ou três dias de exposicao ao sol passa a coçar a pele toda, começando pelo peito, ombros e costas. A maioria acha que é do filtro solar, mas não é.

Quem faz o diagnóstico é a dermatologista a partir de um "interrogatório" demorado. E o tratamento é feito com profilaxia: iniciar o antialérgico 3 a 5 dias antes e continuar enquanto estiver exposto ao sol. Dica: hidratar e refrescar a pele com loções e água fresca!


(*) Fonte: Marcela Heitor

Nenhum comentário