RECENTES

SOBRADINHO II : Administração vai estudar sistema de esgoto condominial para Fercal e Vila Rabelo


Comissão é criada para analisar modelo que melhor se adapte à região
O administrador de Sobradinho II e Fercal, Estevão Reis, em reunião com o Comitê de Combate à Dengue, trouxe para discursão outros temas, dentre eles, políticas de saúde básica. A reunião aconteceu no Hospital Regional de Sobradinho, nesta quinta-feira (12). Uma das sugestões apresentadas foi a possibilidade de se criar um sistema de esgoto condominial para a região da Fercal e Vila Rabelo.
Esse sistema consiste basicamente em agregar o quarteirão urbano com a participação comunitária, formando o condomínio, semelhante ao que ocorre num edifício de apartamentos; dele se distingue, todavia, por ser informal quanto à sua organização e por ser horizontal do ponto de vista físico. Segundo Estevão, este modelo condominial de esgoto é uma solução eficiente e econômica para esgotamento sanitário desenvolvida no Brasil desde a década de 1980.
O modelo, poderá se mostrar uma excelente alternativa, pois  se apoia fundamentalmente na combinação da participação comunitária com uma tecnologia apropriada, em função das características territoriais de cada localidade, neste caso a Fercal e a Vila Rabelo, onde existe uma carência de saneamento básico e incidências de fossas.  Para estudar o assunto, Estevão  formou uma comissão e, após os estudos concluídos, serão levados ao governador Rodrigo Rollemberg, em busca da implantação.

Data: 12/03
Local: Hospital Regional de Sobradinho

Fonte:  Samir / Ascom Sob2

Nenhum comentário