RECENTES

EDUCAÇÃO: Biblioteca Rui Barbosa pede socorro!



O que vem acontecendo nos últimos anos com a Biblioteca Comunitária Espaço Rui Barbosa da CRESo por causa das ações da direção do CEM 01 (Ginásio de Sobradinho).

 
A quem interessar possa, trazemos a verdade sobre os tristes fatos ocorridos desde o final do ano de 2014 até agora, que dizem respeito a forma como a direção do CEM 01 de Sobradinho passou a se portar frente à Biblioteca Comunitária Espaço Rui Barbosa da CRESo. Infelizmente os atos arbitrários, autoritários e de expressa e inegável ingerência sobre espaços públicos que compartilham área comum pertencentes a SEDF, e que não estão de forma alguma submetidos a gestão da escola em questão,  formam juntamente com várias outras denúncias de pais, alunos, servidores, professores, num montante que ultrapassa mais de 60 denúncias e mais de 1000 páginas um processo, onde os acusados tiveram toda a oportunidade de se explicar, (mas como explicar o inexplicável?), mas que ao final teve como resultante o afastamento por 30 dias dos envolvidos com as irregularidades.
 

Trazemos aqui alguns relatos sobre fatos ocorridos, que por uma questão de respeito, consideração e ética, com a instituição CEM 01, seu corpo docente e comunidade escolar em geral, mantivemos sem tornar público, mas como não poderia deixar de ser, foram por dever de ofício e responsabilidade encaminhados para nossa chefia imediata, que já ciente de várias outras denúncias e problemas, tomou sem protelação ou omissão os encaminhamentos devidos para a solução dos problemas. Entre estas ações destacamos as reiteradas vezes em que a CRESo buscou o diálogo com a direção do CEM 01, mas infelizmente só recebeu indiferença e desrespeito.
 

Causou-nos bastante estranhamento saber que algumas pessoas, e acreditamos que isso se dê por desconhecimento dos atos praticados por esta gestão, “compraram” a ideia falaciosa de que os ditos gestores são alvo de uma perseguição da Regional e da SEDF, que o PDA tem como objetivo atacar a Gestão Democrática (?), enfim alegações que não se sustentam. O que podemos e concordamos é que esse PAD realmente teve como pano de fundo a perseguição, mas esta foi realizada pela direção do CEM 01 contra servidores, alunos, outros espaços da SEDF, como a biblioteca e o CEI 04. Uma direção que como já mencionado acima, com ações arbitrárias, autoritárias, desrespeitosas, jocosas, em flagrantes atitudes de Assédio Moral, é que deram a tônica das atitudes da direção do CEM 01 contra várias pessoas. É triste ver que agora eles tentam se vitimizar perante a opinião pública. Mas a verdade provada pelo Processo Administrativo Disciplinar (PDA), é que as vítimas não são eles, eles são os algozes.
 

Infelizmente a direção do CEM 01 tem estranhamente agido como se os espaços públicos geridos pela SEDF fossem na verdade espaços particulares, como se a escola fosse uma espécie de propriedade privada fechada em si mesma e que não pertence a uma rede de ensino pública. Para nossa surpresa, expressões como falta de espírito público, antiprofissionalismo, antiética, são claramente e tristemente identificadas nas ações engendradas pela direção do CEM 01. Esta forma de proceder onde o desconhecimento do outro, a falta de solidariedade, o arbítrio, vão na contramão de tudo o que a Gestão Democrática verdadeiramente significa. A direção do CEM 01 vem agindo de forma autoritária frente a setores que compõe a SEDF e que merecem respeito.
 

Relatórios sobre as complicadas situações vividas pela Biblioteca Comunitária Espaço Rui Barbosa da CRESo. Estes relatórios esclarecem sobre o que vem ocorrendo com a biblioteca após a saída da Regional de Ensino que funcionava ao lado da Biblioteca. Aqui trataremos da biblioteca e do que ela sofreu, mas vale ressaltar que as ações danosas e mesquinhas protagonizadas por esta equipe gestora se estenderam a muitas pessoas, espaços e situações, todas fartamente documentadas em um processo de mais de 1000 páginas.
 

Infelizmente a saída da Regional de Ensino de um prédio próprio da SEDF para se mudar para um prédio alugado, gerou uma série de problemas criados pelas ações inexplicavelmente hostis da atual gestão do CEM 01 contra a já “cinquentona” Biblioteca Comunitária Espaço Rui Barbosa da CRESo, um espaço querido e histórico da educação pública de nossa cidade.

 Galeria de fotos:













 



“Uma Biblioteca aberta e disponível a todos é um ato revolucionário muito mais concreto do que qualquer discurso que fale sobre liberdade. ”
 
(*) Equipe da Biblioteca Comunitária Espaço Rui Barbosa da CRESo

Nenhum comentário