RECENTES

EDUCAÇÃO & CIÊNCIA


De 17 a 23 de outubro, Brasília recebe a 22ª edição da mostra “VerCiência
 

Mostra exibe programas de televisão de 8 países, que transformam entretenimento em conhecimento e provam que a ciência é divertida e acessível a todos os públicos
 

Há 22 anos, a “VerCiência - Mostra Internacional de Ciência na TV” reúne produções televisivas do mundo inteiro para comprovar que a ciência não se restringe aos estudos em laboratórios: ela é simples, divertida e está enraizada em nosso cotidiano. Esta 22ª edição exibe, entre os dias 17 e 23 de outubro, 51 programas de oito países no Planetário, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na Universidade de Brasília (UnB), no Parque Nacional de Brasília – Água Mineral e na Coordenação Regional de Ensino do Gama.
 

VerCiência 2016 tem o patrocínio nacional da Petrobras e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Ela integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil”. Todas as sessões têm entrada franca. Além de Brasília, as exibições acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo e em outras 35 cidades.
 

O público poderá assistir produções realizadas no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Portugal, Canadá e Chile, selecionadas pelos curadores Sergio Brandão e José Renato Monteiro. A  programação está agrupada em cinco sessões temáticas: “Ciência e Alimentação” e “Ciência Alimentando o Brasil”, com programas sobre o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia; “Sessão BBC”, uma seleção especial da emissora que é referência mundial em programas de ciência na TV e que inclui sua série mais recente, “Forças da Natureza”; “Sessão Ciência, Corpo e Mente”, com programação dedicada à produção de temas ligados ao bem estar físico e mental; e “Aventura da Ciência”, uma animada excursão ao mundo do conhecimento científico-tecnológico.
 

A programação é especialmente selecionada para agradar o grande público, transformando entretenimento em conhecimento. “Procuramos qualidade e diversidade. Os programas selecionados para as mostras anuais (desde 1994) são exemplos de como a ciência e a tecnologia podem ser apresentadas ao grande público de forma clara, atraente e também como entretenimento cultural de qualidade”, diz José Renato Monteiro.
 

A mostra VerCiência tem como objetivo ser um instrumento de disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e outros meios de tecnologias audiovisuais, especialmente focada no público infanto-juvenil (a partir dos 14 anos), mas com exibições para todas as faixas etárias. A grade completa da mostra, com as sinopses e classificação indicativa de todos os programas, está disponível no site http://verciencia.com.br/mostras/brasilia.


Homenagem


Nesta edição, a Homenagem Especial VerCiência será para a produtora chilena IMAGO Producciones, associada à Fundación Ciencia & Vida, do Chile.  Sempre presente na mostra, a Imago é dirigida pelo jornalista, produtor audiovisual e comunicador de ciência chileno Pablo Rosenblatt e seu filho, o diretor de programas de ciência na TV, produtor e editor Julian Rosenblatt, que receberão um troféu simbólico na abertura da VerCiência no Rio de Janeiro.

SERVIÇO

VerCiência 2016 – 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV
De 17 a 23 de outubro – Entrada Franca

 Locais:

- Planetário de Brasília

- Coordenação Regional de Ensino/Gama (CEM 01, CEM 02, CEMI, Escola Classe 29)

- Fiocruz/Brasília

- Parque Nacional de Brasília – Água Mineral (Centro de Visitantes)

- Observatório Astronômico Luis Cruls / Instituto de Física / UnB

- Museu de Anatomia Humana/UnB

- Faculdade UnB/Planaltina

A programação completa está disponível no site http://verciencia.com.br/mostras/brasilia


 
(*) Fonte: Ulisses de Freitas, Rosane Amaral/PANORAMA ASSESSORIA

Nenhum comentário