RECENTES

Entrevista Exclusiva com o Deputado Distrital Ricardo Vale




A decisão do povo deve ser sempre soberana

(*) Emicles Nogueira Nobre Júnior


Há um ano das eleições como você vê o cenário para 2018?

Muito Complicado! Será o período eleitoral mais difícil da história recente do nosso país. Existe muita descrença com a política e com os políticos. A questão econômica e toda essa crise que atravessamos também vão interferir, espero que a população aproveite a oportunidade para melhorar o nível da representação parlamentar e escolher bons gestores para o nosso país. A única saída para essa crise é o voto popular. A decisão do povo deve ser sempre soberana. Isso é central para a democracia!


Percebemos uma série de ações de seu mandato em Sobradinho, você tem priorizado a cidade?

Tenho atuado em todo o DF de forma muito coerente com o que me prontifiquei a fazer como deputado. Meu mandato é voltado para melhorar a qualidade de vida de nossa população, principalmente para os mais carentes. Por isso, defendo os menos favorecidos, destino recursos, cobro e brigo muito pela melhoria dos serviços públicos, da educação, saúde, segurança, transporte, moradia, etc. Meu foco é sempre esse. E percebo nas ruas e nas reuniões que faço que a população reconhece nosso trabalho.

O que o povo de Sobradinho pode esperar mais do deputado Ricardo Vale?

O que já venho fazendo! Temos um mandato coerente, firme, que escuta e defende as demandas que chegam da comunidade.  Temos alguns projetos – alguns que já viraram leis e outros que ainda estão em discussão - muito importantes para o Distrito Federal. Vou lhe dar alguns exemplos: a Lei de Combate ao Machismo, Lei de Incentivo ao Esporte Amador – BOLEIROS, Lei Contra as Privatizações na Saúde e das Empresas Públicas, Alteração da Lei do Silêncio, Lei dos Assentos Preferencias no Transporte Público, CPI Popular, dentre outras tantas.


E as administrações regionais da cidade - tanto de Sobradinho 1 quanto de Sobradinho 2, que avaliação você faz do trabalho que está sendo feito? 

As administrações têm pouco poder de “transformar” a cidade. Elas não podem fazer quase nada, porque têm pouco orçamento e dependem dos mais variados órgãos do governo. Mas considero que o governador acertou nas indicações que fez para administrar nossa cidade, são moradores e conhecem a realidade que a população vive. Avalio que estão fazendo um bom trabalho, correndo atrás do prejuízo. Tenho procurado ajudar, como fiz com todos os outros administradores que passaram por lá.

Na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar que você preside, quais são os desafios?

A Comissão atua em duas frentes: na defesa dos direitos humanos e como guardiã dos princípios éticos que regem a Câmara Legislativa e a atuação dos parlamentares. Em relação ao primeiro aspecto, a atuação é diversificada em várias áreas de atuação, como o combate à violência contra a mulher, a defesa dos direitos da população LGBT, respeito à diversidade religiosa e o direito à saúde e à moradia principalmente. E nos casos de processos para investigar supostos crimes de parlamentares, temos atuado com isenção e transparência. Tenho a certeza que essa é uma das comissões mais importantes da CLDF nesse momento, uma vez que a população está vivendo dias de intolerância de quebra de valores (inclusive direitos) diariamente.

Como é sua atuação especificamente para Sobradinho?

Sempre escutando a comunidade e procurando encaminhar as demandas que chegam. Tenho destinado recursos, por meio de emendas parlamentares, para melhorar a cidade. Investimos mais de 500 mil reais em emendas para nossas escolas públicas, estamos propondo a construção de clínicas da saúde e continuamos trabalhando para melhorar o sistema de tratamento de esgoto da cidade. Estamos garantindo a construção do campo sintético do Caveirão e graças ao nosso esforço com emendas o projeto de incentivo à cultura - Arte na Praça – já estamos movimentando a cultura em Sobradinho. Além disso, continuamos investindo na reforma e manutenção das praças, quadras esportivas e estamos levando melhorias para os moradores dos condomínios da região de Sobradinho e entorno. Me sinto realizado em estar à frente de um mandato parlamentar que serve à população e está focado em atender às necessidades da nossa comunidade. Continuarei ouvindo o povo, procurando atender as demandas e fazendo o novo!

Você será candidato à reeleição ano que vem? A que cargo?

Provavelmente serei, devo decidir nos próximos meses. Primeiro tenho que consultar nosso grupo político, apoiadores, minha família e simpatizantes. Só aí decidirei se serei candidato. Não sou personalista e não posso ser candidato de mim mesmo. Cheguei até aqui porque eles quiseram, acreditaram e me ajudaram a estar deputado. Se eles avaliarem que devo continuar no parlamento e que devo disputar outra vez uma cadeira no Legislativo, decidiremos juntos a que cargo público concorrer.


(*) Emicles Nogueira Nobre Júnior - Jornal de Sobradinho 

Nenhum comentário