RECENTES

NOVO MODELO DA CARTEIRA DE MOTORISTA

Nova carteira de motorista será de plástico e terá chip

Segundo o Ministério das Cidades, a nova CNH vai reduzir a chance de fraude e poderá ser integrada com outros países. Foto: Divulgação/Ministério das Cidades

(*) Ana Paula Niederauer

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) do Ministério das Cidades lançou nessa quarta-feira, 6, um novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento, que hoje é emitido em papel, passa a ser em cartão de plástico com chip, assemelhando-se ao cartão de crédito.
Segundo o Ministério das Cidades, a nova CNH vai reduzir a chance de fraude e poderá ser integrada com outros países.
De acordo com a pasta, o documento em policarbonato é mais resistente e tem alta durabilidade. Além disso, o chip permitirá a inserção de dados e informações dos condutores nos chips e facilitará acesso a certificados digitais.
Os Detrans e órgãos de trânsito do país terão até 1º de janeiro de 2019 para adequar seus sistemas para emitir o novo modelo. Quem tiver a CNH atual válida naquela data não vai precisar trocar pelo novo modelo. A mudança deverá ser feita na renovação do documento.
Serviços possíveis com a nova CNH, segundo o Ministério das Cidades:
·         Fiscalização mais rápida e off-line (sem o uso de dados) utilizando telefones celulares
·         Pagamento de pedágio
·         Pagamento de transporte público
·         Controle de acesso (prédios públicos, universidades, estacionamentos, etc..)
·         Identificação através de comparação biométrica (as digitais estarão carregadas dentro do chip e poderão ser usadas para validar a identidade em bancos, serviços públicos, e-governo.

(*) Fonte: Ana Paula Niederauer/ Notibras Рfoto divulga̤̣o

Nenhum comentário