name='content'> ]]>

RECENTES

SOBRADINHO

Praça da Gente: modelo de parceria entre a academia e o mercado pode contribuir para a melhoria da sociedade

União entre Urbanizadora Paranoazinho e Unieuro trouxe benefícios a todos os envolvidos no projeto

Um projeto estruturado por três setores da sociedade: a academia, o setor público e o privado. Esse foi o Praça da Gente, a união entre a Urbanizadora Paranoazinho – UPSA, o Centro Universitário Unieuro e a Administração Regional de Sobradinho.

Parcerias como essa, entre a academia e o mercado, trazem benefícios para ambos os lados. Para os alunos é uma excelente chance de crescimento profissional ter a oportunidade de colocar em prática o aprendizado de sala de aula. Para a empresa que contribui com a formação de jovens profissionais, a principal vantagem é a inovação e a atualização nos processos internos a menores custos.

Com a intenção de ativar novamente a Praça das Artes Teodoro Freire (antiga Santos Dumont), os alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Unieuro se reuniram com representantes da UPSA e durante seis meses projetaram melhorias e mudanças para o espaço público. “Todo mundo quer um espaço público de qualidade e para isso é preciso agir. Com esse projeto a população foi ouvida e atendida. Os alunos produziram uma proposta sensata e que atende os anseios da comunidade”, afirmou Cássio Monteiro, gestor de regularização da UPSA.

Do ponto de vista acadêmico, a coordenadora do curso de Arquitetura da Unieuro, professora Ana Flávia Costa, acredita que projetos como o Praça da Gente trazem benefícios para todos os envolvidos. “Sem essa parceria a gente não teria a possibilidade e nem o local para que os alunos pudessem exercer um pouco daquilo que aprendem, daquilo que os professores transmitem. Além disso, temos a possibilidade de influenciar positivamente a vida urbana e apoiar intervenções que melhoram espaços públicos adequados aos valores simbólicos da sociedade”, aponta a coordenadora.

A professora ressaltou ainda que projetos como esse são importantes para que os alunos entendam que o objetivo de iniciativas urbanas sempre devem ser a comunidade local. Não podemos desenvolver projetos assim estando distantes da comunidade, porque este espaço tem um significado para esta população”, salienta. A intenção, segundo Ana Flávia, “ é que o projeto de alguma maneira faça uma intervenção no uso desse local para extensão de lazer ou outras atividades dessa comunidade”.

Para o diretor da Urbanizadora Paranoazinho – UPSA, Ricardo Birmann, projetos como o Praça da Gente fazem com os alunos tenha que ir a campo, o que aumenta a chance de adquirir algo que não se aprende em sala de aula. “As soluções e ideias dos alunos passam a ser criadas a partir de situações reais e não podem ser elaboradas remotamente”, diz.  Birmann acredita que a UPSA ganhou muito com essa parceria. “Sabemos que um empresa não cresce sozinha, mas sim com a ajuda de parceiros que se unem em prol de um objetivo comum.”

Com a finalização desse projeto, a intenção da UPSA é que outros locais sejam alvos de parceria sempre tendo como diferencial a ajuda da comunidade.


(*) Fonte: Karolina Kopko/ santaféideias

Nenhum comentário