RECENTES

ESPORTE MEDIEVAL EM SOBRADINHO



COMBATE MEDIEVAL ROSA DE FERRO DE SOBRADINHO REALIZA SELETIVA PARA MUNDIAL DE LUTA ESPORTIVA EM ROMA




Por Ferreira Santos/repórter.



Você sabia que Sobradinho é uma cidade de lutas esportivas medievais?  A cidade serrana medieval aposta nessa modalidade esportiva antiga da Europa, mas pouca conhecida por aqui.  Estou falando da Sociedade de Combate Medieval Rosa de Ferro, que realizou no último dia 10/3 em sua sede no Núcleo Rural II chácara 37, DF 326, estrada de aceso ao Pólo de Cinema, em Sobradinho DF, lutas e combates medievais visando o mundial que será disputado, em Roma entre os dias 3 e 6 de maio deste ano. A missão de divulgar o esporte pouco difundido no Brasil, e que vem protegido por armaduras, escudos, espadas, machados de guerra, lanças, caneleiras equipamentos medievais existentes a mais, de 200 anos. Os lutadores já competem até mesmo fora do país como Argentina e uma participação no mundial em Barcelona na Espanha, onde lutou contra Itália, Polônia e Reino Unido. Atualmente a equipe se prepara para o segundo mundial.



Considerada esporte tradicional na Europa e Estados Unidos, a Luta Medieval dá os primeiros passos no Brasil. Sobradinho está no páreo através da Rosa de Ferro. O representante da entidade Felipe Canabrava, revelou que os clubes construíram uma liga tropical e um ranking de lutadores nacionais, que participam de competições mensais dentro dos clubes, os treinos são puxados e exigem força e garra de quem deseja ser um lutador medieval. No primeiro torneio mundial que participamos, foram 20 mil espectadores e mais de 1 milhão on-line e nossa missão é nos apresentarmos, e o mundial é a melhor janela para crescermos e conseguirmos mais ajuda, afinal, nós precisamos de ajuda, Finalizou.



Os combates medievais acontecidos dia 10/3 contaram com equipes de São Paulo. Os 20 melhores lutadores escolhidos dentro dos clubes integram a seleção brasileira para disputar o mundial. Minas Gerais e Rio Grande do Sul também participam.



No último sábado 10/3, nem mesmo a chuva desanimou os lutadores. Antes das lutas que duram três rounds com um minuto e meio de descanso, as equipes participantes Rosa de Ferro, Companhia da Espada de Prata e ARS se reuniram para apresentação e execução do Hino Nacional Brasileiro. As lutas são divididas em duelos que são os combates individuais e as batalhas em grupo de cinco, (5) onze, (11) ou (21) lutadores e tem todo um ritual de preparação que vai das vestimentas, as armas usadas em cada luta. O escudeiro é responsável por equipar o lutador, o guarda ferreiro e os que fazem os equipamentos, completam a equipe da Rosa de Ferro.



A armadura tem peça com peso de até cinco quilos, o competidor precisa estar bem preparado tanto fisicamente como psicologicamente para as lutas. O material é histórico e fabricado na própria sede da Rosa de Ferro, e vendido de forma parcelada aos lutadores. Cada componente tem uma função especifica. A idade mínima para começar nos treinos é de 15 anos de idade. O representante disse que a Rosa de Ferro, é uma equipe que produz esporte e cultura medieval. No esporte o âmbito de luta armada do cavaleiro não é invenção, não é simulação de guerra, as regras do esporte são as mesmas que eram a 500 anos atrás. Na parte cultural são feitas de jantares, festivais, feiras, pesquisas, culinária, gastronomia, músicas e danças. Finalizou Felipe Canabrava.








SERVIÇO

Sociedade Medieval Rosa de Ferro - DF 326 Chácara 37 Núcleo Rural II Sobradinho DF.

Contatos: (61) 3033 - 4445 (61) 99941 - 3426.

Por Ferreira Santos/repórter, radialista e blogueiro (texto & fotos) – colaboração para o Jornal de Sobradinho

Nenhum comentário