RECENTES

MEIO AMBIENTE/SAÚDE no DF



 Ação de manejo ambiental contra dengue começa por Sobradinho II
Equipes do SLU recolheram materiais sem uso nas casas para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Nesta quarta (7), o trabalho segue na região. Na semana que vem, será a vez da Fercal

(*) Cibele Moreira

Apontada como a região de maior risco de surto do mosquito Aedes aegyptiSobradinho II recebe a primeira ação de manejo ambiental de combate à dengue de 2018.


Objetos que acumulam água e colaboram com a proliferação do Aedes aegypti foram recolhidos pelas equipes do SLU e da Novacap.


A força tarefa reúne várias equipes do governo e tem como objetivo diminuir os criadouros do inseto, transmissor da doença e de outras, como chikungunya e zika vírus. Nesta terça-feira (6), trabalhadores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recolheram materiais inutilizáveis nas casas.
Fogão, sofá velho, latões, telhas e pneus, entre outros objetos, foram retirados por caminhões do SLU e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O material será descarregado na Unidade de Recebimento de Entulhos, na Estrutural (antigo lixão).

Agentes de Vigilância Ambiental auxiliaram na comunicação com a comunidade de Sobradinho II e orientaram a população sobre os cuidados para evitar os focos do Aedes nas residências.
Moradora da região há 25 anos, Janaína Costa Reis, de 58 anos, aproveitou a ação para jogar fora o colchão velho que não tinha mais uso. “Foi muito bom. Consegui dar uma destinação correta para o lixo.”
"Pedimos aos moradores que juntem todo tipo de inservível capaz de proliferar o mosquito e coloquem na porta de casa, para que possamos recolher e vencer esta guerra"
Marcos Dantas, secretário das Cidades
A operação atendeu as quadras ARs 9, 10, 12, 13, 14, 15, 17 e Vila Buritizinho. Nesta quarta-feira (7), as equipes continuarão o serviço de limpeza nesses locais. Na semana que vem, a Fercal receberá a força-tarefa.
Nos dias 13 e 14 de março, trabalhadores do SLU e da Diretoria de Vigilância Ambiental estarão no Engenho Velho, no Lobeiral, na Fercal Oeste e em Boa Vista.
O secretário das Cidades, Marcos Dantas, enfatiza a importância da ação. “Pedimos aos moradores dos locais mapeados que juntem todo tipo de inservível potencialmente capaz de proliferar o mosquito e coloquem na porta de casa, para que possamos recolher e vencer esta guerra.”
Cel. Charles Magalhães - Administrador Regional de Sobradinho 2 e Fercal
Além das casas, serão retirados entulhos depositados em áreas públicas. Para o administrador de Sobradinho II e Fercal, Charles de Magalhães, a iniciativa é muito importante.
“A gente sabe que a questão de saúde pública é primordial, e esse trabalho de retirada dos focos será de grande ajuda para diminuir os riscos da doença na cidade”, comenta.
De acordo com Magalhães, a administração já recolhe cerca de 40 toneladas de entulhos por semana nessas duas regiões. Agora, o trabalho nas casas será um complemento.
A agente de Vigilância Ambiental Stephane Valentim, da Secretaria da Saúde, explica que, ao final da ação em cada região, será feita avaliação de todo o serviço. Está previsto também o retorno, sem data definida, às localidades limpas, para verificar se precisa ser montada outra força-tarefa.

Diversos órgãos já atuam rotineiramente nas cidades com o objetivo de reduzir o risco de surto da dengue, que historicamente ocorre até maio. Mas a ação será intensificada para evitar que a doença prolifere.
Outras regiões, como Lagos Norte e Sul, Recanto das Emas, Planaltina, Park Way, Varjão e Itapoã receberão também a atuação da força-tarefa.

Levantamento de proliferação do Aedes

Em fevereiro, o Distrito Federal entrou em estado de alerta quanto à infestação predial do mosquito. De acordo com o Levantamento de Índices Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pela Diretoria de Vigilância Ambiental, a capital federal ficou com o índice de focos do mosquito de 2,05%. No ano passado, esse número era de 0,90%.
O índice estabelecido pelo Ministério da Saúde como satisfatório é inferior a 1%. Entre 1% e 3,9%, a situação é de alerta e, quando a taxa fica superior a 4%, há risco de surto de dengue.
As regiões que apresentaram risco de surto foram: Sobradinho II (11,57%), Lago Norte (6,22%), Fercal (4,68%), Park Way (4,40%), Lago Sul (4,19%) e Varjão (4,15%).
No momento, equipes de governo estão trabalhando para reverter a situação com ações integradas de conscientização, controle e enfrentamento.
Ação de manejo de combate à Dengue
7 de março (quarta-feira)
Nas quadras ARs 9, 10, 12, 13, 14, 15, 17 e Vila Buritizinho
13 e 14 de março (terça e quarta-feira)
Na Fercal nas regiões do Engenho Velho, Lobeiral, Fercal Oeste e Boa Vista

(*) Cibele Moreira, Edição: Vannildo Mendes. Fotos: Andre Borges/Agência Brasília

Nenhum comentário