name='content'> ]]>

RECENTES

SOBRADINHO



Após três dias, MST desocupa fazenda da União
Governo federal afirma que grupo saiu após acordo, sem necessidade de decisão judicial
  

Foto: PMDF/Divulgação

Os manifestantes do Movimento Sem Terra (MST) deixaram as terras da fazenda Sálvia, pertecentes a União, nesta última quinta-feira (3). A área fica em Sobradinho, cerca 25 quilômetros do Palácio do Planalto e o grupo estava no local desde a última terça-feira (1).

De acordo com o Ministério do Planejamento, os manifestantes saíram espontaneamente após uma conversa com representantes da Superintendência do Patrimônio da União no Distrito Federal. A pasta afirma que não foi necessária ação policial ou decisão judicial para a desocupação.

A fazenda é a terceira maior propriedade do governo federal no DF. São mais de 10 mil hectares, às margens da DF-440, entre Sobradinho e Planaltina, disputados por posseiros, moradores de áreas urbanas e movimentos sociais.


Em 2014, um grupo sem vinculação a movimentos sociais invadiu a área e iniciou uma demarcação de lotes. Na época, a Delegacia do Meio Ambiente prendeu oito pessoas. A suspeita da polícia era de que os invasores agiram após promessas políticas de regularização, com a proximidade das eleições.

Em 2017, o governo anunciou que iria regularizar vários terrenos da União, incluindo a Fazenda Sálvia. No entanto, o Ministério do Planejamento afirmou que nenhuma área rural da União está com parcelamento aprovado e, por isso, a venda direta não pode ser feita.

(*) Fonte: Destak/Brasília

Nenhum comentário