DIA DOS NAMORADOS
COMÉRCIO DO DF ESPERA
AUMENTAR AS VENDAS COM O DIA DOS NAMORADOS
O
levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio-DF, no período de 19 a 22 de
março, mostra que a expectativa de crescimento nas vendas no Dia dos Namorados,
comemorado em 12 de junho, é de 12,51% quando comparado com o mesmo período do
ano passado. A pesquisa foi realizada com 404 empreendimentos do comércio de 14
segmentos diferentes. Os lojistas de Relógio e Óculos e Calçados e Acessórios
lideram o ranking entre os mais confiantes, registrando expectativa de
crescimento nas vendas na ordem de 24,50% e 21,43%, respectivamente.
De acordo com o presidente da Fecomércio,
Adelmir Santana, com o fim da greve e retomada da rotina, o Dia dos Namorados
ainda pode trazer boas vendas. “Esta é considerada a terceira melhor data para
o comércio. Esperamos que a expectativa dos empresários se concretize em
números de vendas”, aponta Adelmir. O levantamento do Instituto Fecomércio
constatou que a maioria dos lojistas entrevistados, 78,7%, declarou que vai
manter o mesmo preço do produto em relação a 2017, não aplicando aumentos em
2018. Apenas 19,1% dos entrevistados declararam que aumentarão os preços. No quesito
Estratégias para o Período, 63,9% pretendem usar estratégias para alavancar
suas vendas, preferencialmente por: Promoções (59,3%), Divulgação em Rede
Social/Panfleto (49,6%), e Kit de Produtos Direcionados (27,5%). Essas
estratégias demonstram uma maior disposição do lojista para atrair o cliente e
atender suas necessidades nesse período promocional. O empresário acredita que
o consumidor gastará uma média de R$ 243,49 com presentes.
A pesquisa
também retrata que a mão de obra ocupada no período deve expandir-se em 5,15%
em média. Contudo, as ofertas devem ocorrer de forma bastante irregular entre
os segmentos. O destaque esse ano nas contratações ficou para o ramo de
floricultura, com expectativa de crescimento de +101,25% na ocupação de vagas
de trabalho temporárias.
Consumidor
Entre os
consumidores brasilienses, 47,9% dos entrevistados responderam que têm a
intenção de comprar algum presente. Já os que não têm intenção de compra para o
período, somam 46,6% (destes 66,8% declararam que não têm a quem presentear) e
os que declararam não saber se efetuarão alguma compra somam 5,5%. Foram
entrevistadas 401 pessoas para o levantamento. Nesse Dia dos Namorados, o
levantamento revela que as preferências dos consumidores indicam a compra de
produtos como Cosméticos e Perfumes (35,5%), Calçados e Acessórios (34,1%),
Flores e Cestas (18,2%).
O preço
médio do presente pretendido pelo consumidor é de R$ 267,81. Quanto à forma de
pagamento, 49,5% dos consumidores declararam preferir o pagamento à vista na
compra para o Dia dos Namorados. Essa preferência indica que grande parte da
população consumidora com intenção de compra ainda se encontra com os limites
de créditos restritos. Quanto à experiência de consumo, o fator de recompra,
apontado por 59,4% dos entrevistados, foi o Desconto/Promoção. Isso indica que
o consumidor buscará o melhor preço para decisão de sua compra, fidelização e
indicação.
Por Daniel Alcântara /
Fecomércio - Foto: Divulgação
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