RECENTES

Empreendedorismo



A força do associativismo

(*) Júnior Nobre

Uma cidade cinquentenária tem seus desafios comerciais, Sobradinho não é diferente, é clichê ficar sempre apontando virtudes de outras cidades satélites ou centro de Brasília, outra questão é apenas impessoal – por quê? Muitas dessas franquias, supermercados e atacarejos afixados aqui, tem suas administrações em outras localidades e não prestigiam a cidade em quase nada.  Ex: Se existe um time de futebol amador que precisa de um novo uniforme e patrocínio é no pequeno comércio que ele vai bater a porta, até pela acessibilidade em encontrar o proprietário atrás do balcão de sua loja, se acontece um evento social a viabilidade econômica é buscar algum tipo de patrocínio ou apoio no pequeno comércio varejista. Os grandes nem recebem, dificultam o acesso, pois não tem interesse em interagir com a comunidade a não ser tirar dela os seus investimentos e o lucro. O retorno é quase nenhum.

Não podemos desmerecer os grandes, até por que, são fonte geradora direta de emprego e renda na cidade, mas entendo a dispersão dessas empresas quando da oportunidade em se juntar com os menores para associativamente melhorar em conjunto o bem-estar da comunidade.

É fato que por muitos anos ficamos órfãos de “grupos representativos do comércio local” em prol da maioria. E quando digo maioria é todo o segmento produtivo e comercial de nossa região norte do DF.

A política e facilidades econômicas tomou conta do ego de “alguns gestores” que se voltaram ao próprio umbigo.  Infelizmente ratificado com o apoio de poucos “comerciantes “ da cidade que presos a pensamentos tacanhos ainda insistem no modelo que não dá mais certo.

Hoje, o comércio de Sobradinho mudou, saiu do centro da quadra 08 para outras localidades da cidade. Vale dizer que até poucos anos, tudo era decidido ali.   O fato é que novos empresários se instalaram na cidade e em outras quadras com uma mentalidade mais agressiva em buscar algo novo, e já ficou claro que para conseguir esse algo novo precisam de um grupo fortalecido para almejar novos desafios.

Modelos antigos não são mais aceitos, figuras carimbadas no comércio foram descartadas, hoje a realidade é um novo comando, sem políticos, sem imposições. Tudo discutido em incansáveis reuniões buscando a profissionalização dos empresários e de seus comandados. Cursos, palestras, tecnologias, network, excelência no atendimento, bons preços tem sido o mote a ser compartilhado.

Recentemente tenho observado uma movimentação harmônica em busca da criação de uma nova associação comercial com atuação em Sobradinho I, II, Setor de Mansões e outras localidades da região. É notório a busca por melhores condições, financiamentos etc.... O que começou com 12 empresários, hoje conta com 60 e amanhã quiçá o mundo.  Vale registrar o apoio de outras entidades e associações da cidade que querem participar desse bolo também. Um bom jurídico e a ACDF tem se colocado à disposição dos anseios dos ávidos empresários locais.

Acredito que ainda esse ano de 2018 teremos um Novo Grupo administrando os anseios comerciais da nossa tão sofrível região norte do DF. Por isso, vale a participação em novas reuniões. A próxima está marcada para 26/6 às 19h00 no Espaço Encantado Julia Baby Kids quadra 08/10 ao lado da Igreja Sarah Nossa Terra onde será confeccionada a ata de reunião e deliberação de vários assuntos do dia. Fica o convite!

(*) Emícles Nogueira Nobre Júnior (Júnior Nobre) é Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Empresário em Sobradinho e Diretor da Editora Sobradinho Notícias LTDA-ME e Coordenador do Blog & Jornal de Sobradinho.

Nenhum comentário