RECENTES

EMPREENDEDORISMO


Ressignificando um modelo de associativismo comercial
  

Recentemente pudemos presenciar a história empresarial de Fátima Viana   televisionada e contada pelo programa da Rede Globo – Pequenas Empresas & Grandes Negócios. É uma história de sucesso de uma confeiteira localizada na comercial da quadra 08 que tem 30 anos de lutas em Sobradinho 1 /DF e está no negócio até hoje com o seu Morada Mineira.


No primeiro momento Fátima Viana relata que logo após adquirir uma pequena loja de pão de queijo e café precisava manter a loja, mas não tinha capital de giro suficiente. As compras eram feitas no mercado. Comprava quatro quilos de polvilho e queijo para vender a massa e novamente comprar tudo de novo para fazer nova massa e vender”, declara.


Depois de muitas mudanças, planos econômicos e dificuldades a empresária se estabeleceu em um novo endereço, onde está até hoje. Nesse período, ocorreram várias mudanças e conquistas e o faturamento subiu 35%. Entre as mudanças, estão uma nova reforma que trocou os balcões, instalação de câmeras frias, maquinário para fabricação de pães e a máquina que produz quatro mil salgados por hora.


Atualmente o portfólio de Fátima Viana, conta com mais de 500 itens entre bolos, tortas, salgados, doces, bombons, pães e cafés especiais. “Eu gostaria que todos os empresários tivessem força e coragem, porque sei que não é fácil. A gente passa por muitos problemas, mas a força de vencer leva a gente mais pra frente”, comemora a empresária”.


Contamos essa história de sucesso e lutas para lembrar que com toda competência comprovada da Fátima Viana - recebeu lá atrás e recebe até a presente data, o apoio incondicional de seus familiares e entes queridos. Lembrando ainda, que esse desafio da empresária Fátima Viana foi unilateral, sem apoio direto de uma associação comercial local por trás, acompanhando as demandas primárias da empresária que teve que buscar por conta e risco sua própria profissionalização e formação para exercer sua atividade.


O modelo da Associação Comercial vigente em Sobradinho 1 nos remete a questionar de forma reflexiva o que podemos esperar para outras empresas afixadas na cidade? Será que veremos outras “Fátimas Vianas” e/ou “Empresas” da cidade em programas nacionais?  Vale lembrar que “uma andorinha só não faz verão” – um dito popular que remonta ao projeto que está sendo ambicionado por um novo grupo de empresários que buscam sair da inércia individual e se juntar coletivamente para conseguir benesses comerciais.


Em sua 3ª (terceira) reunião realizada no espaço encantado Julia Baby Kids no último dia (26/6) o mote é a RESSIGNIFICAÇÃO de um modelo de gestão, para que mais empresários possam unir forças, objetivando a formação de novas parcerias, network , estratégias de atuação comercial e criação de uma NOVA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL em Sobradinho.


Com a presença de quase 40 empresários, ficou decidido através de votação realizada que a opção é criar uma Nova ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL, que contemple toda a região de Sobradinho, Nova Colina, Sobradinho II, Setor de Mansões, Fercal e Grande Colorado.


Para a lojista Vivi Tonaco, do Espaço Encantado Julya Baby e Kids, "o objetivo a força empresarial para superar a crise econômica que ainda persiste. A associação é uma necessidade pois cria o ambiente legal e favorável para o fomento dos nossos negócios."


Para o Prof. Marcio Portilho, da Faculdade Fael "a criação de uma nova associação, nos isenta dos vícios de associações já existentes e ainda dá a oportunidade de criar uma proposta que atenda a real necessidade dos empresários da cidade. Existe uma nova geração de empreendedores que estão maduros e conscientes de sua importância social e coletiva."


O Diretor de Projetos da ACDF, João Henrique Ramiro, a nova ASSOCIAÇÃO terá todo o apoio jurídico, técnico e comercial da entidade no intuito de dar a segurança e estrutura necessária para o sucesso do comércio local, a ACDF recebe com muita alegria a notícia dos empresários se organizarem coletivamente em prol do comércio da Cidade de Sobradinho que a anos sofre com a falta de representatividade e organização coletiva. Parabéns aos empresários!!! O momento é histórico e a iniciativa coletiva é a melhor alternativa para a garantia de sucesso nos negócios.


SERVIÇO


A próxima reunião está marcada para quarta-feira 04 de Julho, às 19h onde será apresentada a Ata de Fundação da nova ASSOCIAÇÃO e a criação de um calendário de ações promocionais e comerciais coletivas.

Todos os empresários estão convidados!


Fonte: Junior Nobre/JS e Marcio Portilho/Fael – Fotos André Estevam/Blogueiro

Nenhum comentário