name='content'> ]]>

RECENTES

TECNOLOGIA


Ciplan implanta nova tecnologia de monitoramento on -line




Para a produção de cimento, argamassa, agregados e concreto a CIPLAN realiza um rígido e avançado controle ambiental no seu processo produtivo. A mais recente ferramenta de monitoramento ambiental disponível para a gestão da empresa é um aplicativo que coleta dados de medições de gases e particulados, a cada 8 segundos.

Esta informação é disponibilizada, em tempo real, para os gestores da empresa e, também, para o Instituto Brasília Ambiental-Ibram, órgão responsável por regular e fiscalizar todas as ações de meio ambiente do Distrito Federal. O novo aplicativo faz parte do projeto Guepardo, que trará uma série de inovações para monitoramento e gestão dos processos de negócios da Ciplan

Para avançar nesta nova fase tecnológica da cimenteira foi utilizada uma solução de Business Intelligence em Computação em nuvem chamada Microsoft PowerBI, que transforma os dados coletados pelo sistema de monitoramento dos fornos em gráficos, para que sejam acessados a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, desde que autorizado pela Ciplan. A ferramenta de monitoramento on-line está instalada no Azurre, sistema de computação em nuvem da Microsoft.

Para a gerente de meio ambiente da Ciplan, Maria Teixeira, as possibilidades de avanços são muitas com esta nova ferramenta. “A Ciplan sempre trabalha no sentido de cada vez mais estar além do que é exigido nas legislações ambientais vigentes. E, se podemos ir além, porque não?”, indaga a gestora ambiental.

Para Sérgio Bautz, presidente da empresa, este é mais um exemplo do compromisso com a responsabilidade corporativa da empresa junto à sociedade. “A Ciplan, tem feito investimentos de peso no seu pátio fabril e na sua equipe, está hoje entre as seis maiores empresas de cimento do Brasil”, avalia o CEO.

Fonte: Zuleika Lopes

Nenhum comentário