name='content'> ]]>

RECENTES

MAIS ÔNIBUS PARA SOBRADINHO, PLANALTINA ...


Frota do transporte público do DF ganha reforço de 15 ônibus


Os novos veículos contam com sistema de biometria facial, GPS e motor euro5, que promete ser mais econômico e menos poluente.

A partir da próxima segunda-feira (3), a frota do transporte público ganhará um reforço: 15 novos ônibus passarão a circular pelas ruas do Distrito Federal. Os veículos chegaram na última semana e estão em fase final de instalação do sistema de biometria facial. Eles contam com GPS e motor euro5 – que promete ser mais econômico e menos poluente. Ao todo, o investimento foi de aproximadamente R$ 6 milhões.

Segundo o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio, os ônibus vão atender, em um primeiro momento, a região norte da capital: Planaltina, Sobradinho, Plano Piloto, Cruzeiro e Universidade de Brasília (UnB). “A ideia é de renovação da frota como um todo. Os outros que vão chegar, atenderão outras regiões administrativas”, pontua.

Para os próximos dias, a promessa do secretário é de que mais 50 sejam entregues à população. Neste ano, pelo menos 60 foram substituídos. “No mês passado foram 50 ônibus entregues, mais nove movidos a biodiesel e um elétrico”, afirma Sampaio.

“Isso faz parte de um plano de mobilidade que temos para o Distrito Federal, que tem ações como construções de terminais e também a renovação da frota. Para a população, significa mais conforto, mais silêncio. É um ônibus mais econômico e menos poluente”, completa o secretário da Casa Civil.


Novos ônibus terão sistema de biometria facial

Mais segurança e comodidade

Com o GPS instalado no ônibus será possível acompanhar a rota em tempo real pelo aplicativo +Ônibus, lançado em janeiro deste ano. É o que garante o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno. “Os ônibus vêm integrados ao aplicativo. Então, é mais um canal que o usuário pode contar para ter informações’, aponta. A estimativa é que o aplicativo tem 40 mil acessos por dia.

Para ele, as tecnologias também permitem mais segurança à população. “Temos a biometria facial para coibir fraudes. Esse ano tivemos uma redução de 15% nas gratuidades, onde foram detectadas fraudes no sistema. E os ônibus também vêm com câmeras de segurança. Caso tenha algum assalto, as imagens são encaminhadas às policias Civil e Militar”, conclui o secretário de Mobilidade.

Por Rayra Paiva Franco – fotos Raphaella Sconetto /Jornal de Brasília

Nenhum comentário