RECENTES

UMIDADE DO AR


Defesa Civil declara estado de emergência no Distrito Federal

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil informa que, nesta segunda-feira (13), foi declarado estado de emergência após a umidade relativa do ar ter alcançado o índice mínimo de 12% em dois dias consecutivos.

A Defesa Civil recomenda cuidados especiais principalmente com crianças e idosos. As atividades físicas e trabalhos ao ar livre devem ser suspensos entre 10h e 16h; é importante aumentar a ingestão de líquidos e evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete.

A orientação é que se evite o uso de ar-condicionado, faça refeições leves, use protetor solar em abundância e umidifique o ambiente com aparelhos ou toalhas molhadas, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos 6 vezes ao dia - este procedimento evita o ressecamento nasal, diminuindo a ocorrência de sangramento.

Informamos ainda que o estado de atenção é declarado quando a umidade do ar fica entre 20% e 30%, durante cinco dias consecutivos. O estado de alerta é quando os registros variam entre 12% e 20% por três dias seguidos.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do DF

Nenhum comentário