ECONOMIA do DISTRITO FEDERAL
Cresce a intenção de
consumo das famílias brasilienses no mês de setembro
A Intenção
de Consumo das Famílias brasilienses cresceu em setembro e atingiu 95,6 pontos,
contra 93 registrados em agosto deste ano. É o que mostra pesquisa divulgada
pela Fecomércio-DF. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um
crescimento de 2,9 pontos. Em setembro do ano passado, a pesquisa havia
registrado 92,7 pontos – valores abaixo de 100 indicam um pessimismo por parte
da população.
O presidente
da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que o segundo semestre do ano é um
momento mais oportuno para o consumo das famílias. “Em setembro as pessoas já
quitaram suas obrigações e impostos, abrindo um caminho para o consumo”, diz
Adelmir. “Também existe uma parcela que já está adiantando os presentes para o
Dia das Crianças, para aproveitar um preço mais acessível para a data, que é
comemorada no mês de outubro”, completa. O presidente da Fecomércio ressalta
ainda que o número, apesar do crescimento, permanece abaixo da zona de
otimismo. “Se o mercado de trabalho estivesse mais aquecido, assim como a
economia no País, o índice estaria mais alto”, informa.
A pesquisa
mostra ainda que 74% dos entrevistados estão mais seguros no emprego. Em
comparação com o mesmo período do ano passado, 51,1% das famílias declararam
ter uma renda melhor do que a do ano passado e apenas 8% disseram estar
pior. A Pesquisa de Intenção de Consumo
das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão
possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da
condição de vida de sua família, tais como capacidade de consumo (atual e de
curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de
consumo, presente e futuro.
Por Daniel Alcantara/
Fecomércio
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