ECONOMIA no DISTRITO FEDERAL
Comércio do DF espera
crescimento de 8,5% nas vendas para o Dia das Crianças
(*) Fabíola Souza
Os
empresários do comércio do Distrito Federal estão confiantes com a próxima data
comemorativa. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio, o Dia
das Crianças deve gerar um crescimento de 8,51% nas vendas em relação ao mesmo
período do ano passado. O estudo foi realizado com 400 empresários de 12
segmentos. Entre os empresários entrevistados, 50,3% declararam que aguardam
vendas maiores do que no ano passado, 38,3% apostam em vendas iguais e 11,5%
acreditam que as vendas serão menores. Em 2017, a expectativa de vendas foi
mensurada com previsão de 26,54% de crescimento.
O
vice-presidente da Fecomércio-DF, Edson de Castro, explica que os segmentos de
Lojas de Chocolate e
Vestuário/Acessórios lideram o ranking entre os lojistas mais otimistas para o
período, registrando expectativa de vendas da ordem de 17,50% e 16,33%,
respectivamente. “Normalmente, o segundo semestre é melhor em vendas do que o
início do ano. O Dia das Crianças é uma data comemorativa que movimenta muito o
comércio e os empresários já estão se preparando para as vendas de final de
ano, por isso o Dia das Crianças será um termômetro para dezembro”, ressalta. O
preço médio do presente para o Dia das Crianças foi estimado em R$ 360,58. O
levantamento do Instituto Fecomércio constatou ainda que 31,5% dos
entrevistados declararam que devem ampliar seus estoques.
Consumidor
O Instituto
Fecomércio também realizou uma pesquisa sobre a intenção de compra dos
clientes. De acordo com o levantamento, 51% dos consumidores pretendem comprar
algo no período, 35% não pretendem comprar e 14% ainda não sabem. Foram
entrevistados 400 consumidores. O vice-presidente da Fecomércio, Edson de
Castro, ressalta que no Dia das Crianças deste ano, as preferências do
consumidor indicam produtos como brinquedos (82,5%), seguido de
vestuário/acessórios (58,5%) e calçados/acessórios (34,6%).
O
levantamento mostra que o preço médio do presente pretendido pelo consumidor é
de R$ 162,18. Quanto à forma de pagamento, 58,8% dos consumidores declararam a
preferência pelo pagamento à vista. Essa preferência indica que os limites de
créditos ainda continuam restritos forçando o consumidor a optar por pagamentos
que possam ser comportados pela sua disponibilidade atual.
Quanto à
experiência de consumo, o cliente aponta o desconto e as promoções como
principais fatores de indicação de uma loja, tendo a preferência de 57,5% dos
entrevistados como o principal fator para recompra. Isso indica que o
consumidor entenderá como experiência positiva a que tiver melhor economia em
seu orçamento e consequentemente atenda às suas necessidades. Contudo, quando
analisado os fatores que influenciam no índice de rejeição, ou seja,
desistência pelo consumidor na compra de algum produto em determinada loja
antes mesmo de sair de casa, o apontamento para o Dia das Crianças foi para
“relacionamento ruim com o vendedor / gerente”, por 49,8% dos consumidores.
Por Fabíola Souza/
Fecomércio
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