ECONOMIA
GDF lança dois
programas que contemplam endividados e interessados em regularização
Foram anunciados uma consultoria financeira e um
novo formato de financiamento de lotes urbanos
Governador também
autorizou a abertura de um concurso público para contratar 113 servidores.
Dois produtos lançados pelo GDF nesta sexta-feira
(8/2), por meio do Banco de Brasília (BRB), sinalizam novas oportunidades para
clientes endividados e pessoas envolvidas em processo de regularização de lotes
urbanos regularizados ou em fase de regularização.
Os primeiros poderão contar com um programa
especial de consultoria financeira. Já o financiamento de lotes urbanos atende
tanto a pessoas físicas quanto jurídicas. Para pessoas físicas, o prazo para
pagamento é de até 20 anos com taxas de juros a partir de 0,85 ao mês. O
percentual de financiamento pode chegar a 90% do valor do terreno em fase de
regularização e 70% no caso de lotes já regularizados.
Já pessoas jurídicas têm até 120 meses de prazo
para pagar o financiamento, limitado a 50% do valor do lote, com taxas de juros
de 0,92 ao mês.“Os moradores de lotes em processo de regularização sofriam
muito porque os bancos privados tradicionais não aceitavam os lotes como
garantia do financiamento”, explicou o governador Ibaneis Rocha. A linha de
financiamento, construída em parceria com a Secretaria de Patrimônio da União
(SPU) e com a Terracap, teve a participação dos moradores de condomínio.
70 mil lotes devem ser financiados pelo BRB nos
próximos quatro anos
Além disso, podem ser incluídos no
financiamento as custas cartorárias e o Imposto Sobre Transmissão de Bens
Imóveis (ITBI), limitado a 8% do valor do financiamento. Segundo o presidente
do BRB, Paulo Henrique Costa, a expectativa é, nos próximos quatro anos, alcançar
R$ 1 bilhão de financiamentos de lotes, o equivalente a cerca de 70 mil lotes
financiados. Em todo o DF, há cerca de 230 mil lotes em condomínios.
Endividados
O programa de consultoria financeira e
renegociação de dívidas é destinado, prioritariamente, a servidores do GDF que
tenham comprometimento igual ou superior a 50% da renda mensal – categoria que
contempla aproximadamente 8,9 mil pessoas. A ideia é oferecer taxas especiais
para esses clientes renegociarem as dívidas, atendimento individualizado e
proposta de soluções financeiras para cada perfil de cliente. A estratégia
inclui o assessoramento do cliente por um profissional especializado por um
ano.
O atendimento será feito a partir de
segunda-feira (11), com horário marcado. O banco vai enviar SMS para os
clientes selecionados com um agendamento. A orientação é esperar receber o SMS
para depois procurar a instituição. Os atendimentos individualizados serão
feitos nas agências da 509 Sul. A meta é atingir 85% dos endividados.
“Queremos mostrar que o BRB está vivo e
que, daqui para frente, vai ser o banco da cidade, cada vez mais próximo da
população e do nosso empresariado para que a gente destrave a economia do DF”,
destacou o governador Ibaneis Rocha.
“Com esse concurso, a gente começa a
criar as condições para que o BRB possa voltar a crescer de fato. Damos início
à mudança que nos foi encomendada pelo governador”,Paulo
Henrique Costa, presidente do BRB
Concurso
Durante o lançamento dos programas,
também foi anunciada a autorização do governador para a abertura de um concurso
público destinado a contratar 113 servidores. O edital será publicado em
abril. Além das vagas para as principais carreiras do banco, haverá formação de
cadastro reserva com mais de duas mil vagas que serão chamadas na vigência do
concurso. “Eu pedi que esse concurso tivesse um bom cadastro reserva porque nós
temos um amplo projeto de crescimento do BRB, inclusive na região metropolitana
e da região Centro-Oeste”, disse Ibaneis.
Os aprovados começarão a trabalhar
ainda em 2019. “Nossa agenda é do crescimento”, afirmou Paulo Henrique Costa.
“Com esse concurso, a gente começa a criar as condições para que o BRB possa
voltar a crescer de fato. Damos início à mudança que nos foi encomendada pelo
governador – uma mudança que significa um avanço na direção de um banco mais
moderno, mais ágil, um banco que passe a ter um papel mais importante no
desenvolvimento econômico, social e humano do DF.” O BRB tem hoje cerca de 3,1
mil servidores.
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