RECENTES

ALERTA CONTRA A DENGUE

Distrito Federal tem sete mortes por dengue confirmadas e aumento de 32% nos casos em uma semana

Brasília é 8ª no ranking nacional de unidades com maior incidência da doença no país.
Vigilância sanitária em ação de combate aos focos do mosquito da dengue — Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília.

Em uma semana, o número de casos notificados de dengue aumentou 32% no Distrito Federal. Em boletim divulgado nesta segunda-feira (1º), com dados coletados até 23 de março, a Secretaria de Saúde confirmou a morte da 7ª vítima da doença desde o início do ano.

São Sebastião é a cidade com o maior número de registros, seguida de Planaltina e Ceilândia. A sétima morte ocorreu na região norte – Fercal, Planaltina e Sobradinho – que já tinha um caso registrado.

Já são 5.759 notificações de dengue, sendo 4.971 considerados casos prováveis. Os casos graves passaram de 57 para 58 e o número de mortes subiu de seis para sete.

A Secretaria de Saúde garante que as ações de combate ao mosquito estão sendo intensificadas, mas ressalta que a ajuda da população é importante para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

Para denunciar focos do mosquito, os moradores podem acionar a Vigilância Ambiental pelo telefone 160, para que as equipes intensifiquem o trabalho no local. É possível, ainda, comunicar prováveis focos pelo site Brasília contra o Aedes.
 
Sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti — Foto: Reprodução/Fiocruz Bahia

Upa lotada

Com aumento nas suspeitas de dengue, as Unidades de Pronto-Atendimento das regiões mais afetadas estão lotadas. Nesta segunda-feira (1ª), por exemplo, apenas dois médicos atendiam na UPA de São Sebastião que é a região com maior número de notificações.

A Upa confirmou que o tempo de espera pode se estender devido ao grande número de pessoas que procuram a unidade. Segundo a Secretaria de Saúde, apesar do aumento nos casos, já é possível notar uma queda do número de casos em São Sebastião.

8º no ranking nacional

Levantamento do Ministério da Saúde divulgado no fim de março revelou que o DF registrou aumento de 528% nos casos de dengue em relação a 2018, com seis mortes confirmadas. Os dados foram levantados até o dia 16 de março.

Assim, o DF ficou em 8º lugar no ranking nacional e está entre as unidades da federação com maior incidência de dengue no país. São com 116,5 casos a cada 100 mil habitantes.

São Paulo é o estado que apresenta o aumento de casos mais relevante, com 31 mortes desde o início do ano.


Por TV Globo e G1 DF

Nenhum comentário