RECENTES

ESTUDANDO O GÊNERO TEXTUAL "CARTA DE LEITOR"

Educação e Leitura hoje e sempre!
  

É fácil criticar e apontar teorias de que o jovem não gosta de ler e participar das melhorias de nosso futuro. Mas sementes estão sendo plantadas e virtuosamente colocadas no âmbito das salas de aulas como tema para discussão entre os jovens.  Recentemente a sra. Lana Paula Durães - professora de uma turma da 3ª etapa do EJA em Sobradinho 2 e uma dessa combatentes do “analfabetismo funcional” nos contatou para divulgação através dos nossos meios de comunicação de uma pauta interdisciplinar localizada sobre o estudo do Gênero Textual “Cartas do Leitor” que nada mais é do que a interpretação dos ávidos alunos da escola sobre temas cotidianos que a equipe do Jornal de Sobradinho tem levado as ruas através do jornal impresso, portal, blog diário e redes sociais.

Diante de uma árdua campanha de leitura em que todos estamos engajados, vale o registro de alguns alunos da professora Lana Paula responderam sobre 3 (três) assuntos distintos de reportagens já veiculadas pelo Jornal de Sobradinho.


01) - Sobre a reportagem “PROJETO AUMENTA EM 2 MIL LIVROS O ACERVO DAS ESCOLAS DO DISTRITO FEDERAL" DE 04 DE ABRIL DE 2019:

Podemos aprender mais – A leitura é muito importante para aprender a ler e escrever. Também desperta-nos para uma boa qualificação para melhores empregos “.

JERÔNIMO, ESTUDANTE DO C.E.F 07 DE SOBRADINHO 2

Um bom projeto – Eu penso que é um bom projeto porque serve para aprendermos mais”.

MARIA GRACILIENE, ESTUDANTE DO C.E.F 07 DE SOBRADINHO 2

02) - Sobre a reportagem " SOS DF ATUA NO COMBATE A DENGUE" DE 4 DE ABRIL DE 2019

Cadê a Fumaça? – Eu não vi mais os agentes de saúde passarem na minha rua com aqueles “Remédios” como a fumaça que evitava o mosquito da dengue”.

MARIA DO CARMO, ESTUDANTE DO C.E.F 07 DE SOBRADINHO 2

Precisamos de mais conscientização – Sou moradora do Condomínio Versales, Sobradinho II e o que vejo é a saúde (Governo) mais empenhada no combate à Dengue que a própria população, nós devemos agir mais, fazer nossa parte. Vejo o descaso dos moradores, a dengue matando e eles nem aí “.

ANTONIA ROSA, ESTUDANTE NO C.E.F.07 DE SOBRADINHO 2

03) - Sobre a reportagem "Policial Militar é exemplo de solidariedade” de 4 de Abril de 2019

“ Vencer a si próprio – Sou morador de Sobradinho e acho que esse projeto, incentiva a criançada a não se envolver com o crime e vencer a si próprio”.

WEVERTON SOUSA, ESTUDANTE DO C.E.F 07 DE SOBRADINHO 2

“ Esperança para a garotada – As crianças hoje em dia, estão precisando de mais cultura, aprendizado, ajuda mesmo. Ontem vi meninos matando aula para vigiar carros e eu acho que esse projeto poderia ajudar essas crianças, tirá-las das ruas, das drogas e da marginalidade”.
  
LUCAS SILVA, ESTUDANTE DO C.E.F. 07 DE SOBRADINHO 2


Da redação/JS – foto Divulgação

Um comentário

Fernando Barros disse...

Parabéns pela materia. Sou servidor TB do cef 07 e vejo que esses alunos tem muito a ensinar... E um processo de mão dupla.