RECENTES

AÇÕES PARLAMENTARES DO DEPUTADO DISTRITAL JOÃO CARDOSO de ABRIL/MAIO

Deputado João Cardoso recebe grupo de merendeiras na CLDF


O deputado distrital João Cardoso (Avante) recebeu nesta segunda (1º/4) cerca de 40 merendeiras na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na ocasião, o grupo pediu o apoio do parlamentar para reverter demissões nas empresas terceirizadas que prestam serviços às escolas públicas de Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas, Samambaia e Paranoá.

A merendeira Rosângela Oliveira Mendes, que trabalha há dois anos na Escola Classe Bela Vista, em São Sebastião, resolveu acompanhar as colegas de profissão no intuito de ampliar a voz da categoria.

"Gostei muito da recepção que tivemos aqui. O deputado vai tentar nos ajudar nessa questão e isso é importante para nós porque há pessoas desempregadas há dois anos e o trabalho para nós é fundamental", afirma.

O gabinete do deputado João Cardoso é o número 6 e fica no 2º andar da CLDF. Agendamentos de reuniões podem ser feitas pelo telefone (61) 3348-8060 ou e-mail gabinetejoaocardoso@gmail.com


Deputado João Cardoso defende projeto que garante monitores para alunos com autismo nas escolas do DF

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2/4), o deputado distrital João Cardoso (Avante) faz um alerta para a falta de monitores para alunos autistas nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Ao defender a inclusão, em sessão da Câmara Legislativa do DF, Cardoso falou do projeto de lei de sua autoria, que irá obrigar a contratação desses profissionais no ambiente escolar.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa atender a lei federal 12.764, conhecida por Lei Berenice Piana, que assegura que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sejam consideradas pessoas com deficiência e, assim, garantir os cuidados previstos para este público. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma a cada 160 crianças é autista.

“A inclusão é muito importante e é também muito importante que todos nós prestemos muita atenção a isto. Por isso, hoje estou protocolando um projeto de lei que atende as demandas das escolas que tenho visitado. Não há monitores para alunos autistas, conforme exige a lei federal Berenice Piana.”, afirmou o deputado, que é professor da Secretaria de Educação do DF e possui um sobrinho com autismo.

Após estragos causados pela chuva, deputado João Cardoso lidera força-tarefa no Morro do Sansão


O deputado distrital João Cardoso (Avante) esteve nesta sexta (12/4) no Morro do Sansão, em Sobradinho 2, para conferir de perto as áreas afetadas pelo temporal dessa quarta (10/4). O parlamentar conversou com moradores e convocou uma força-tarefa emergencial para desobstruir e limpar a via de acesso à chácara Rabello, antigo Pesque e Pague da região. Na próxima segunda (15/4), as obras no local serão finalizadas.

"Estive no local e vi os prejuízos causados pela chuva intensa dessa quarta, que deixou diversos moradores praticamente ilhados. Continuarei acompanhando a situação em busca soluções. Agradeço a todos os envolvidos que se dedicaram à esta importantíssima força-tarefa", comenta.

O trabalho em conjunto contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Agefis, Novacap e Administração Regional de Sobradinho. Pelas redes sociais, moradores manifestaram gratidão ao deputado João Cardoso e à equipe envolvida, destacando a agilidade na atenção dispensada à comunidade.

"Obrigada à Administração de Sobradinho, que veio ontem ver a situação da chácara Pesque e Pague (Rabello) e a estrada do Sansão depois da chuva de quarta-feira. Obrigada ao deputado João Cardoso, que também veio aqui, e seu filho Pedro, que veio com uma comitiva da Administração de Sobradinho", publicou em seu perfil do facebook Margarete Rodrigues.

O temporal também provocou estragos em outras localidades do Distrito Federal, como tesourinhas, condomínios, hospitais. Até mesmo escolas e creches foram alagadas, chegando a ocorrer a suspensão de aulas em algumas unidades de ensino.

Deputado João Cardoso visita escolas de Sobradinho e Fercal


 O deputado distrital João Cardoso (Avante) dedicou o mês de abril para a visitação das escolas de Sobradinho, Fercal e Saída Norte. Já são 21 escolas visitadas, de um total de 48. O objetivo da ação é avaliar as principais necessidades de cada local antes da destinação de emendas parlamentares. De acordo com o professor e auditor João Cardoso, uma educação de "excelência" é possível no Distrito Federal. "Maratona das escolas" seguirá para a Saída Norte e, posteriormente, será ampliada para todo o DF.



"Tem sido muito dinâmicas nossas visitas e tem surtido um efeito muito bom. Estamos vendo a situação das escolas e com a graça de Deus e o apoio do governo nós queremos melhorar a Educação do DF, a começar pelas escolas de Sobradinho e depois as da Saída Norte para que possamos ter uma educação de excelência!", afirma.



Confira, abaixo, lista das escolas visitadas por João Cardoso até o dia 15 de abril:



Sobradinho



Centro de Educação Infantil 1

Centro de Ensino Fundamental 1

Escola Classe 10

Escola Classe 12

Escola Classe 15

Escola Classe Santa Helena

Escola Classe Vila Basevi

Centro de Educação Infantil 2

Escola Classe 11

Centro Educacional Professor Carlos Mota

Centro de Ensino Fundamental 3



Fercal



Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol

Escola Classe Catingueiro

Escola Classe Córrego do Ouro

Escola Classe Ribeirão

Escola Classe Sonhém de Cima

Escola Classe Lobeiral

Escola Classe Rural Boba Vista

Centro Educacional Fercal

Escola Classe Engenho Velho

Escola Classe Rua do Mato

Brasília, 59 anos: confira mensagem do deputado João Cardoso

Meus pais chegaram aqui em 1958, vindos de Cruzeta (RN) e aqui nasceu a família do Seu João Cardoso, meu pai: com meu irmão Ailton Cardoso, o mais velho, que tem 59 anos (idade de Brasília), depois tem o Dedé Cardoso, o Fernando Cardoso e eu, João Cardoso.

Todos nós constituímos famílias aqui, no Distrito Federal, e em Sobradinho. Quero parabenizar o Governo do DF pela festa linda que está fazendo hoje e parabenizar a nossa cidade por ser a capital da esperança!

Páscoa: João Cardoso entrega bombons na BR 020 e recebe elogios da população

 Com chocolates e sorriso no rosto, o deputado distrital João Cardoso (Avante) chegou cedo à passarela de pedestre da BR 020 nessa quarta (17/4). O motivo foi a celebração da Páscoa neste domingo (21/4). Católico e participante do Caminho Neocatecumenal na paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Cardoso abordou transeuntes para passar mensagem de fé, amor e paz.
  

"Desejo a todos uma feliz Semana Santa. Este é um tempo de reflexão e de renovação espiritual. Estarei aqui hoje e amanhã, das 5h às 9h30.", convida.

  
A atitude surpreendeu positivamente quem passava pelo local.

  
Moradores da Saída Norte aproveitaram a ocasião para parabenizar João Cardoso por manter, mesmo após eleito distrital, seus trabalhos de conscientização na passarela.


  
"Nunca vi na história do Distrito Federal um deputado abrir mão do luxo para fazer esse trabalho de rua que ele tem feito. Eu passei por aqui durante toda a campanha eleitoral e eu vi o João Cardoso fazendo de sua caixa de fósforo o seu palanque. E essa caixa de fósforo virou um monumento, que é o trabalho que ele tem feito.", elogia César.
  

"Você não abriu mão de receber as pessoas. Eu nunca vi isso na minha vida, é a primeira vez em 22 anos de DF, que eu vejo um deputado abrir mão do ar condicionado para trabalhar no sol e na chuva, no meio da rua e junto com o povo", parabenizou o morador de Sobradinho.

Deputado João Cardoso celebra a Paixão de Cristo em Sobradinho

 A Semana Santa do deputado distrital João Cardoso (Avante) foi movimentada e repleta de emoções. No período de 18 a 21 de abril, ele participou de diversas cerimônias tradicionais católicas que celebram a Paixão de Cristo. Um dos destaques foi a 34ª edição da Via Sacra de Sobradinho, realizada no teatro arena montado ao lado da Paróquia Imaculada Conceição.
  

O ritual de Lava-Pés (cerimônia que representa a humildade e a purificação de Jesus Cristo), na quinta (18/4), deu início à programação na Paróquia Imaculada Conceição, a qual João Cardoso se dedica ao Caminho Neocatecumenal. Na Sexta-Feira da Paixão (19/4), ele seguiu para a Via Sacra de Sobradinho, onde ajudou nos preparativos e na coordenação voluntária da procissão, que reuniu milhares de fieis, atores e figurantes, com direito a show pirotécnico. No mesmo dia sagrado, participou ainda da Adoração da Cruz, ritual que ocorre às 15h, no horário que remete ao momento da crucificação de Jesus Cristo.

  
No Sábado de Aleluia (20/4), a manhã do distrital foi iniciada com a oração das horas (laudes) na Paróquia Imaculada Conceição, onde também participou dos preparativos para a Vigília Pascal, uma das principais missas na liturgia católica. Religioso e ex-catequista, João Cardoso se dedicou integralmente à Vigília Pascal, das 23h às 5h. O término da celebração da Ressurreição de Cristo ocorreu às 8h de Domingo de Páscoa (21/4), com Ágape, junto aos irmãos de sua comunidade religiosa. Leituras sagradas, orações, cânticos, confissões, missas, pregações, e outros, marcaram as solenidades.


“Participei do Tríduo Pascal, que é o Lava-Pés, Adoração da Cruz e a nossa Vigília Pascal. Isso é muito importante para a nossa formação cristã, mas o mais importante é que nós tenhamos sempre a mensagem de Cristo que, ressuscitado, nos deixou: de amarmos o próximo.”, comenta.
  

“Agora vamos começar o Tempo Pascal. Vamos viver na alegria e lembrando sempre que Cristo deu a vida por nós para que nós também possamos amar o próximo. Muitas vezes o 'próximo' está muito próximo da gente. Que nós possamos fazer com que esse amor, que vem de Cristo por nós, possa passar para toda a humanidade. Forte abraço a todos e feliz Páscoa", incentiva João Cardoso.


Deputado João Cardoso cobra votação do DF Legal e pede a retirada de PL que devolve inspetores ao SLU
  

Auditor fiscal de Atividades Urbanas do governo do Distrito Federal, o deputado distrital João Cardoso (Avante) tem se destacado na defesa de sua carreira na Câmara Legislativa do DF. Nessa terça (23/4), o distrital cobrou a votação do Projeto de Lei 69/2019, que extingue a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e cria o DF Legal. Cardoso também pediu a retirada de pauta do PL 174/2019, que devolve os inspetores para o Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU). Na ocasião, o líder do governo na CLDF, deputado Cláudio Abrantes, se comprometeu a articular com o governo a retirada do texto da Casa.
  

"Quero solicitar que mesmo antes de votar o PL 69/2019, que o PL 174/2019 seja retirado desta Casa. Este projeto veio como um submarino, tentando retirar a especialidade dos inspetores da Agefis. Isso foi uma conquista que o DF teve e se tirarmos os inspetores da Agefis e levarmos para o SLU, isso seria prejudicial para a manutenção da fiscalização no DF", afirma.
  

Ao pedir a aprovação do DF Legal, João Cardoso também pediu a análise das emendas parlamentares, além de mais respeito às famílias que se encontram em situações de moradias irregulares.
  

"Que a gente possa fazer com que o DF Legal se torne um órgão que possa fazer a fiscalização humanizada no DF. Nós temos, sim, que rever nossos atos como inspetores e auditores e fazermos com que aquela pessoa, que muitas vezes está numa ocupação irregular, seja tratada como ser humano. Devemos trabalhar de forma que a lei seja cumprida, mas também o respeito às pessoas da nossa comunidade do DF", cobrou.



A discussão do tema reuniu diversos manifestantes da categoria profissional. O inspetor fiscal Marco Antonio Santiago esteve na galeria do plenário para reivindicar seus direitos. Para ele, o PL 174 "surpreendeu" os servidores, já que, segundo ele, havia um acordo com o governo de que todos os profissionais da área permaneceriam dentro da mesma estrutura de trabalho".



"Graças ao deputado João Cardoso, que tem apoiado e ajudado bastante desde quando começou o estudo da criação do DF Legal, ele sempre se reuniu e ouviu as categorias. Ele também esteve no SLU para nos ajudar. Agradecemos demais por todo o apoio que ele está nos dando", diz.

Auditor fiscal, deputado João Cardoso comemora a criação do DF Legal


Peça fundamental na abertura de diálogo entre base e oposição na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado distrital João Cardoso (Avante) demonstrou habilidade política ao conduzir a votação do projeto de lei 69/2019, que extingue a Agência de Fiscalização (Agefis) e cria o DF Legal. A proposta enviada pelo Executivo foi aprovada por unanimidade por 20 parlamentares nessa quarta (24/4), com 11 emendas. Momento raro de entendimento coletivo rendeu a João Cardoso elogios da oposição.

De acordo com o distrital e também auditor fiscal do governo do DF, o objetivo da nova lei é "humanizar" as ações de fiscalização no DF. Os trabalhos da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística, o DF Legal, contarão com novas atribuições, como o trabalho em conjunto com demais órgãos do governo local. Texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha.

"Quero agradecer a celeridade dada pelos deputados nesse processo, que contou com a contribuição de todos. E pedir novamente que o projeto 174/2019 (que devolve auditores e inspetores ao SLU) seja retirado dessa Casa, conforme foi acordado.", afirmou em plenário, durante a votação.

Atualmente, o serviço de fiscalização do DF conta com 463 auditores e inspetores fiscais. Só este ano foram realizadas 70 operações de derrubadas. Confira, abaixo, as emendas de João Cardoso:

Emenda 8/2019:

"Art. 11. A atribuição de julgar em segunda e última instância os processos administrativos fiscais e de exigência de créditos tributários e não-tributários oriundos do exercício do poder de polícia, será exercida por uma Junta de Análise de Recursos — JAR, composta de 6 (seis) representantes ocupantes de cargos efetivos, sendo 02 (dois) Auditores e Auditores Ficais de Atividades Urbanas, área de especialização obras, edificações e urbanismos, 02 (dois) Auditores Fiscais de Atividades Urbanas, área de especialização atividades econômicas e urbanas, ambos da carreira de Auditoria de Atividades Urbanas, e 02 (dois) Inspetores Fiscais, da carreira de Fiscalização e Inspeção de Atividades Urbanas, todos com lotação na Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal - DF LEGAL, e igual número de representantes da sociedade civil, para mandato de 3 (três) anos, como Conselheiros da Junta de Análise de Recursos- JAR, nomeados por ato do Poder Executivo, sendo vedada a recondução."

Emenda 17/2019:

"Art. 70 Os Cargos em Comissão de Subsecretário, Coordenador, Diretor e Chefia das atividades fim das Subsecretarias de Fiscalização de Atividades Econômicas e de Fiscalização de Obras serão exercidos, exclusivamente, por servidores integrantes da Carreira Auditoria de Atividades Urbanas."

João Cardoso visita a Feira Permanente de Sobradinho 2
 
O deputado distrital João Cardoso (Avante) esteve na manhã desta terça (30/4) na Feira Permanente de Sobradinho 2. Acompanhado pelo secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal, Vitor Paulo Araújo dos Santos, e pelo administrador regional de Sobradinho, Eufrásio Pereira, o parlamentar conversou com trabalhadores e consumidores sobre ideias de melhorias para o local. A equipe foi recebida pela presidente da feira, Marilene Lira, e outras lideranças locais.

"Com a graça de Deus nós vamos melhorar a feira", firmou o compromisso, João Cardoso.

O secretário de Relações Institucionais do DF, Vitor Paulo Araújo dos Santos, destacou a intenção do governo de revitalizar de todas as feiras da cidade.

"Esse é um compromisso do governador Ibaneis cuidar do produtor, das  feiras, da feira permanente e de todos aqueles que trabalham aqui, que são chefes de família, donas de casa. O governador tem compromisso com essas pessoas que trabalham, que produzem e que geram emprego, então, tenho certeza que isso irá mudar", diz.


Dia do Trabalhador: João Cardoso apoia festa voltada para as famílias em Sobradinho


Para celebrar o Dia do Trabalhador nessa quinta (1°/5), o deputado distrital João Cardoso (Avante) resolveu apoiar a 3ª Rua de Lazer de Sobradinho. O tradicional evento da quadra 3, destinado às famílias e ao público infantil, contou diversas atrações gratuitas das 10h às 18h, como aulas de Fit Dance e Dança Charme, torneios de golzinho, dominó, exposição de carros de manobras radicais e brinquedos infláveis. A festa também contou com a apresentação de DJs, distribuição de algodão doce e brincadeiras de rua de antigamente: corrida de saco, queimada, pique bandeirinha, vôlei, entre outras. A iniciativa é do produtor cultural Alan Xavier, que mobilizou parceiros com o objetivo de contribuir com a integração da comunidade local.

João Cardoso defende a criação de nova RA em Planaltina
  

Por iniciativa do deputado distrital João Cardoso (Avante), a Câmara Legislativa do Distrito Federal debateu nessa segunda (29/4) a criação de uma Região Administrativa (RA) em Planaltina, que contemple as regiões do Arapoanga, Vale do Amanhecer, Pipiripau, Rajadinha e outras áreas rurais. Ao pedir a atenção do GDF à antiga reivindicação da população, o distrital destacou que o objetivo do desmembramento é ampliar os equipamentos públicos e oferecer mais autonomia para a localidade. Evento realizado na Escola Classe Mestre D'Armas, no Vale do Amanhecer, reuniu autoridades do governo, moradores e lideranças comunitárias.
  

O parlamentar explicou que a demanda foi feita por meio do seu projeto Nosso Gabinete Móvel, que oferece atendimento itinerante diariamente à população do DF. E falou da importância de reunir interessados, independentemente de suas convicções políticas, em busca do atendimento aos desejos da população de Planaltina.
  

"Conseguimos deixar claro para a população que nós estamos aqui para criarmos um grupo que possa pensar na possibilidade da criação dessa futura RA, mas de uma forma harmoniosa, que é a forma que eu gosto de trabalhar. Minha intenção é fazer com que a política pública seja para a comunidade e não para interesses particulares.", afirmou.
  

Compromisso de governo
  

O secretário Executivo das Cidades, Gustavo Almeida Aires, lembrou que o pleito fez parte da campanha eleitoral do governador Ibaneis Rocha e confirmou a participação do Executivo em todas as discussões sobre o tema. "Aqui é o primeiro passo. E como representante do Governo estou aqui para ouvir a todos", disse, ao levantar os principais critérios que devem ser cumpridos para a criação de uma RA, como estudos técnicos, definição de poligonais, e a população mínima de 20 mil habitantes.
  

Morador do Arapoanga, o técnico em TI Chesley Rocha Silva aprovou a iniciativa. "Eventos como esse mostram a importância que, nós, como população, temos para com a CLDF e a importância da CLDF para nós. A CLDF está de parabéns por essa louvável e grandiosa iniciativa", disse.



A secretária e ex-conselheira tutelar Suzete Bezerra Vieira, que mora em Vila Buritis e faz parte do Movimento Pró Planaltina e da Associação dos Moradores de Planaltina, destacou as necessidades da população. "Aqui, em Planaltina, faltam muitos equipamentos públicos. Não temos UPAs e várias outras coisas que cidades mais novas e menores têm. Acreditamos que com a criação de mais uma RA vai vir mais desenvolvimento para a cidade".

  
O representante do Movimento Pró Planaltina, José Augusto, reforçou: "Nós não queremos cabides de emprego. Queremos uma região", destacou.

  
Participaram ainda do encontro o subsecretário da Secretaria de Relações Institucionais do DF, Valteni Souza; deputado Hermeto, diretor da Escola Classe Mestre D'Armas, Laercio Queiroz;  gestor do Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, Jordenes Ferreira; Rosimeire Araújo (representando a Superintendência de Saúde da Região Norte) e representantes dos deputados distritais José Gomes, Reginaldo Veras e Rafael Prudente.

Após vistoria de João Cardoso, SLU de Sobradinho se livra de acúmulos de lixo


O acúmulo de lixo na unidade do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) de Sobradinho tem sido motivo de reclamação da comunidade. Dejetos prejudicavam a paisagem da cidade, causavam mau cheiro e preocupações quanto a riscos de contaminação. No sábado (4/5), o deputado distrital João Cardoso (Avante) esteve novamente no local, mas, desta vez, para conferir de perto a limpeza do ambiente.

"Aquele acúmulo excessivo de lixo não existe mais! Quero agradecer ao SLU e à sua direção. Quero também nos colocarmos à disposição da comunidade de Sobradinho para que possamos manter sempre o nosso ambiente saudável", afirma.



Auditores fiscais de Atividades Urbanas serão homenageados pela Câmara Legislativa

A Câmara Legislativa do Distrito Federal irá realizar nesta quinta (9/5), às 10h, sessão solene para homenagear os auditores fiscais de Atividades Urbanas do DF. A iniciativa é do deputado distrital João Cardoso (Avante), que é também servidor desta carreira. Representante dos servidores públicos na Casa, João Cardoso se destacou recentemente como um dos principais responsáveis pela aprovação do projeto de lei 69/2019 que, com duas emendas de sua autoria voltadas especificamente para a categoria, extingue a Agência de Fiscalização (Agefis) e cria o DF Legal. Outra reivindicação defendida pelo parlamentar é a retirada do projeto de lei 174/2019, que quer devolver auditores e inspetores fiscais ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Serviço:
Data: 9 de maio de 2019 (quinta)
Hora: 10h
Local: Câmara Legislativa


Por Clarice Gulyas-Assessora de Imprensa

Nenhum comentário