TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA
Saiba
como avisar sobre vazamento de água ou esgoto na rua
Caesb
mantém equipes preparadas para atender ocorrências em todo o Distrito Federal
Caso
observe o vazamento de água ou transbordamento de esgoto em uma rua da sua
cidade, você sabe o que deve fazer? Uma das opções é ligar diretamente para a
Central de Atendimento da Caesb, pelo telefone 115. Outra alternativa é
utilizar o aplicativo da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal
(Caesb), disponível nos sistemas iOS e Android. Também é possível informar o
vazamento nos Escritórios Regionais e Postos de Atendimento "Na
Hora".
Em todas as
opções, basta a pessoa comunicar o local do vazamento, informar se é de uma
rede de água ou de esgoto e fornecer dados adicionais para facilitar o acesso
rápido da manutenção. A Caesb mantém equipes prontas para atender as
solicitações de conserto da rede de água em até 8 horas úteis (2 em caso de
vazamentos de grande intensidade) e realizar a desobstrução da rede de esgoto
em 10 horas úteis, seguindo as normas da Resolução da Adasa nº 14/2011.
Como a
Caesb dispõe de redes de distribuição de água e de coleta esgoto bastante
extensas cobrindo praticamente todo o Distrito Federal – 9.222 km de água e
7.146 km de esgoto –, a Companhia precisa ser comunicada para que desloque mais
rapidamente uma equipe técnica de manutenção. Por isso, a ajuda da população é
fundamental para auxiliar no combate ao desperdício de água e evitar dano ao
meio ambiente, no caso de esgoto transbordando.
A partir
dos chamados dos clientes via app ou Central de Atendimento, as ordens de
serviço são repassadas para os Postos de Serviços, que direcionam as equipes
mais próximas para o atendimento. Caso o vazamento de água atinja uma grande
extensão, o próprio sistema telefônico de atendimento já informa
automaticamente a previsão de retorno ao cliente que entrar em contato com a
Companhia pelo telefone 115.
Passo a passo
Acesso pelo app
- Clique em
Vazamento na Rua.
- Aparecerá
a mensagem “Toque por 1 segundo para marcar o local do vazamento no mapa”,
clique em OK.
- Confirme
a localização do vazamento no mapa. A marcação poderá ser feita à distância do
local também.
- Se
possível, inclua uma foto para auxiliar a equipe de manutenção.
- Selecione
se o vazamento é de água ou de esgoto e informe seu nome, telefone para contato
e um ponto de referência.
- Anote o
número do protocolo para acompanhamento no aplicativo.
Central de
Atendimento – telefone 115
- Ligue para o
número 115 e clique na opção 0 (Emergência).
Por Cristine
Gentil/ ascom@caesb.df.gov.br
Nenhum comentário
Postar um comentário