RECENTES

MEIO AMBIENTE / PRESERVAÇÃO

SOS Ribeirão Sobradinho inaugura nova sede
 
SOS Ribeirão Sobradinho inaugura nova sede, lança Blog, edição especial da revista @distrito.cerrado e da nova marca do movimento

O SOS Ribeirão Sobradinho, movimento popular ambiental, convida toda a população, ONGs, órgãos públicos, ativistas ambientais, professores e estudantes para a reabertura da Casa do SOS Ribeirão Sobradinho. O evento será na próxima sexta-feira (29/11), às 15h, em Sobradinho I (DF) e terá também o lançamento de três produtos de comunicação do SOS Sobradinho e criados por estudantes de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

O SOS Ribeirão retorna à antiga Casa do Ribeirão que foi criada em 2012 por iniciativa da professora Wilma Rodrigues em parceria com a comunidade local. A localidade da Casa não poderia ser mais apropriada para se ter reuniões e ações sobre conscientização ambiental, já que está hospedada às margens do Ribeirão Sobradinho. O objetivo da reabertura é se ter um ponto de encontro em que novas ideias em busca da revitalização do Ribeirão Sobradinho possam ser criadas, debatidas e aplicadas.

Durante o evento de reabertura da, agora, Casa do SOS Ribeirão Sobradinho ocorrerão diversas atividades - conversas, palestras, discussões, dança. Por lá, também ocorrerá o lançamento de três iniciativas de pesquisa em comunicação para sustentabilidade realizadas por estudantes da UnB, sob orientação da professora Dione Moura: lançamento do Blog SOS Ribeirão, fruto de pesquisa da formanda em jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB, Neyrilene Costa; lançamento da Revista @distrito.cerrado, de autoria da formanda em jornalismo Ana Cláudia Gonçalves e lançamento da nova marca do SOS Ribeirão, de autoria do graduando em Publicidade e Propaganda Stênio Júnior. Os três projetos estão integrados com a pesquisa de final de curso em jornalismo da graduanda em jornalismo Giullia Vênus, projeto que contempla a implementação e avaliação de um plano de comunicação para o SOS Ribeirão Sobradinho. Para a professora Dione Moura, formuladora do conceito de comunicação para sustentabilidade, orientadora dos projetos, e que conta com a parceria da professora Mariana Lopes na coordenação geral da iniciativa, "a participação ativa de estudantes da FAC/UnB trabalhando em atividades de Comunicação para Sustentabilidade tem o objetivo de potencializar as ações de sustentabilidade do SOS Ribeirão e, ao mesmo tempo, ser um campo de formação para as e os estudantes da FAC/UnB."

A UnB também estará presente por meio da palestra sobre Educação ambiental para a revitalização do Ribeirão Sobradinho. A palestra será feita pela professora Rosângela Corrêa da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), também diretora-geral do Museu do Cerrado.


Conhecendo a história do Centro de Atividades Socioambientais (Casa Ribeirão)

A Casa Ribeirão foi criada em 2012 em uma iniciativa conjunta. O espaço era um antigo viveiro da região que estava abandonado, por isso, a então chefe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável da administração local, Wilma Rodrigues, teve a visão de transformar o local em um espaço de educação ambiental e contou com a participação da população para fazer o feito. "Foi no intuito de presentear a cidade de uma forma bonita e mobilizá-la ambientalmente", destaca a professora.

O local funcionou por cerca de três anos e meio, mas por conta das mudanças de governos, a população acabou por perder o espaço. Os colaboradores do SOS Ribeirão Sobradinho também passaram a utilizar o local como sede e não deixaram de ir atrás de retomar a Casa, o que só foi possível em 25 de outubro de 2019, com a assinatura do Termo de Concessão, que dá o direito do projeto utilizar o espaço por dois anos.

A antiga Casa Ribeirão tinha por objetivo a realização, mobilização e promoção de práticas socioeducativas que garantiriam a vida dos cidadãos e dos ecossistemas daquela região e, para isso, promoveu diversas atividades que estimulavam a sustentabilidade e conservação dos recursos naturais. E, na promoção dessas ações, contava com a participação da comunidade, de escolas e de entidades ambientais e privadas.

A retomada da Casa em 2019, com a assinatura do Termo de Concessão, vem com exatamente os mesmos objetivos e reforçando ainda mais a necessidade de revitalização do Ribeirão Sobradinho, que é tão querido por toda a população local.

Como será uma tarde de eventos, os colaboradores do SOS convidam a todos para que levem uma contribuição para um delicioso lanche colaborativo. Leve o que quiser e o que puder e faça parte dessa iniciativa. É necessário também que cada participante leve um copo para uso próprio.


Anote aí!

Reabertura da Casa do Ribeirão Sobradinho, lançamento dos produtos da iniciativa Comunicação para Sustentabilidade e palestra de Educação Ambiental

Quando: sexta-feira (29/11) às 15h

Onde:  Avenida Contorno, quadra 09, Área Especial, número 06, Sobradinho I, às margens do Ribeirão Sobradinho.

O que levar: vontade de mudança, um lanche de sua preferência e um copo para uso próprio.

Instagram do SOS Ribeirão: @sosribeirao

Contato com a coordenação do SOS Ribeirão: 99958-8414 José Leitão

Comunicação SOS Ribeirão Sobradinho



Fonte: Tarcísio Pádua / Blog aliastpadua.com.br - Foto: Tarcísio Pádua

Nenhum comentário