GESTÃO / COMÉRCIO
Nova gestão da
Fecomércio-DF completa um ano de grandes realizações com a marca da inovação
(*) Daniel Alcântara
No próximo
mês de fevereiro, a gestão de Francisco Maia como presidente da Fecomércio-DF
completa um ano. Ao assumir o cargo, ficou estabelecido que os principais
objetivos do mandato seriam: fortalecer os sindicatos da Federação, promover
uma aproximação com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), integrar as
entidades do Sistema em Brasília e avançar na representatividade da instituição
perante os poderes constituídos e a sociedade brasiliense. Desde então, a
Fecomércio tem trabalhado para cumprir essas diretrizes, defendendo o setor
produtivo e estimulando ações que busquem a inovação e a modernização dentro
das instituições do Sistema Comércio no DF (Fecomérico, Sesc, Senac e Instituto
Fecomércio).
De acordo
com Francisco Maia, foi um ano de aprendizado e muitas realizações. “O grande
orgulho da nossa gestão até aqui tem sido o desenvolvimento dos sindicatos da
Fecomércio e o fortalecimento dos setores de comércio, serviços e turismo,
gerando emprego e qualidade de vida para população brasiliense. A busca pela
inovação e oxigenação dentro do nosso Sistema também tem sido permanente”,
ressalta. “O Sesc, dirigido pelo Marco Tulio Chaparro, e o Senac, pelo Antonio
Tadeu Perón, foram fundamentais nesse propósito. Juntos, valorizamos o social e
a educação profissionalizante, realizando milhares de atendimentos, grande
parte gratuitos, em áreas como saúde, educação, esporte, cultura, turismo e
lazer, privilegiando sempre o setor produtivo, os comerciários e a população
mais carente. A Fecomércio, com seus diretores e presidentes de sindicatos, é
quem administra esse Sistema. Unidos, fazemos sempre mais.”
Em 2020, a
Fecomércio pretende fazer ainda mais. Serão inauguradas as novas sedes do Sesc,
Senac e da Faculdade Senac, com prédios modernos e acessíveis. A entidade
participará da festa de 60 anos de Brasília, com participação total do Sistema,
e com um musical de Oswaldo Montenegro em homenagem a cidade, contratado pelo
Sesc-DF e batizado de “E agora Brasília?”. Outro projeto é a Semana Brasília,
que contará com uma série de ações para aquecer o comércio da cidade durante o
mês de aniversário da capital.
Principais realizações
Sabendo da
importância em buscar a autosustentabilidade dos sindicatos que compõem a
Fecomércio-DF, a gestão de Francisco Maia remodelou o trabalho e a assessoria
prestada para os sindicatos. “Lançamos em 2019 um novo modelo de gestão do
Núcleo de Atendimento Sindical, apoiado na inovação e busca por novas fontes de
receita.” Com essa diretriz, foram realizados três encontros sindicais para dar
novo direcionamento as entidades patronais do comércio brasiliense.
Outro
destaque foi a criação de novas câmaras setoriais para discutir e aprimorar o
setor terciário em Brasília. Em 2019, foram lançadas as câmaras de Tributação e
Finanças Públicas; de Mulheres Empreendedoras; e de Economia Criativa. Além
disso, foi relançada a Câmara de Inovação e Tecnologia da Informação. A Câmara
de Turismo e Hospitalidade, lançada em 2016, presidida por Francisco Maia,
continua trabalhando pelo crescimento do turismo e realizou grandes projetos em
2019, como o Natal Sempre Monumental.
Natal Sempre Monumental
Uma
megaestrutura foi montada na Torre de TV, com uma superprodução natalina e
atrações que foram do dia 8 de dezembro até 6 de janeiro. Foram 30 dias de
muita alegria, que fizeram renascer o Natal em Brasília. A abertura contou com
show da cantora sertaneja Naiara Azevedo, apresentação da Orquestra Sinfônica
do Teatro Nacional, queima de fogos e números de balé. O Pavilhão do Sesc
instalado no local ofereceu atividades gratuitas para população durante todo
período. A Torre de TV foi iluminada todos os dias e a fonte foi recuperada.
Estima-se que mais de 200 mil pessoas passaram pelo Natal Sempre Monumental e
R$ 15 milhões foram gerados em negócios relacionados ao turismo.
A atual
gestão também priorizou por uma aproximação com o Executivo e Legislativo
local, sempre buscando defender as pautas de interesse do setor produtivo. A
CNC também foi outra grande parceira nos projetos realizados. “Tenho muito a agradecer
a Confederação Nacional do Comércio, onde tivemos apoio total do presidente
José Roberto Tadros, grande amigo e companheiro que trouxe enorme progresso
para o comércio do País”, ressalta Maia.
Outro
projeto que ganhou força em 2019 foi o Mesa Brasil, um programa de combate à
fome e ao desperdício, que arrecadou 30% a mais de alimentos em comparação com
2018. “É um programa de uma importância social muito grande. É necessário
frisar que ainda existem pessoas passando fome no País”, ressalta Francisco
Maia. A Fecomércio-DF também trabalhou em parceria com o Banco de Brasília
(BRB) para fomentar as linhas de crédito aos empresários e oferecer facilidades
para as empresas. Pensando no meio ambiente, conseguiu junto com o Sindisuper e
SLU a aprovação de uma lei que pretende acabar com o uso de sacolas plásticas
em estabelecimentos comerciais. Outro ponto crucial foi o trabalho pela
modernização da Junta Comercial, que passou a ser gerida pelo DF em 2019. A
gerência da entidade é compartilhada entre o setor produtivo, tendo total apoio
da Fecomércio-DF.
(*) Fonte: Daniel Alcântara/
Fecomércio
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