PESSOA COM DEFICIÊNCIA / PCD
GDF começa cadastro para emitir identidade para pessoas com deficiência
Documento poderá ser emitido no site da Secretaria da Pessoa com Deficiência a partir de segunda-feira (13/12)
Nesta
segunda-feira (13/12), o Governo do Distrito Federal (GDF) irá iniciar o
cadastramento de pessoas com deficiência (PcD) que moram na capital. Com o
cadastramento, será possível consolidar informações, nortear o acesso e a
oferta de serviços públicos por meio da carteira de identidade fornecida.
De acordo
com o governo, a estimativa é que, no DF, existam 600 mil pessoas com algum
tipo de deficiência, e, pelo menos, 200 mil com deficiência permanente.
Com a
carteira de identificação, será possível mapear onde essas pessoas habitam,
faixas de renda e principais necessidades.
O cadastro
será feito no site da Secretaria da Pessoa com Deficiência e os interessados
deverão informar e anexar foto 3×4, RG, CPF, laudo médico, relatório médico (quando
necessário), comprovante de residência e comprovante de renda. A carteira é
gratuita e emitida de forma virtual, com opção de ser impressa pelo próprio
usuário.
Assim como
outros documentos, ela foi criada para facilitar a identificação. O usuário terá
acesso facilitado a benefícios econômicos e sociais oriundos de políticas
públicas, sejam eles de moradia, pelas mãos da Codhab, ou de mobilidade, com o
projeto DF Acessível, em fase final de elaboração.
Para quem
não puder acessar o serviço de forma on-line, a Secretaria da Pessoa com
Deficiência fará o cadastro em atendimento presencial na Central de
Atendimento, localizada na estação 112 Sul do metrô. Vale ressaltar que a
apresentação do cartão só será válida em conjunto com um documento oficial de
identificação (RG, CNH, entre outros). A medida é para evitar possíveis
fraudes.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nenhum comentário
Postar um comentário