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PESSOA COM DEFICIÊNCIA / PCD

 GDF começa cadastro para emitir identidade para pessoas com deficiência

Documento poderá ser emitido no site da Secretaria da Pessoa com Deficiência a partir de segunda-feira (13/12) 

Nesta segunda-feira (13/12), o Governo do Distrito Federal (GDF) irá iniciar o cadastramento de pessoas com deficiência (PcD) que moram na capital. Com o cadastramento, será possível consolidar informações, nortear o acesso e a oferta de serviços públicos por meio da carteira de identidade fornecida.

 

De acordo com o governo, a estimativa é que, no DF, existam 600 mil pessoas com algum tipo de deficiência, e, pelo menos, 200 mil com deficiência permanente.

 

Com a carteira de identificação, será possível mapear onde essas pessoas habitam, faixas de renda e principais necessidades.

 

O cadastro será feito no site da Secretaria da Pessoa com Deficiência e os interessados deverão informar e anexar foto 3×4, RG, CPF, laudo médico, relatório médico (quando necessário), comprovante de residência e comprovante de renda. A carteira é gratuita e emitida de forma virtual, com opção de ser impressa pelo próprio usuário.

 

Assim como outros documentos, ela foi criada para facilitar a identificação. O usuário terá acesso facilitado a benefícios econômicos e sociais oriundos de políticas públicas, sejam eles de moradia, pelas mãos da Codhab, ou de mobilidade, com o projeto DF Acessível, em fase final de elaboração.

 

Para quem não puder acessar o serviço de forma on-line, a Secretaria da Pessoa com Deficiência fará o cadastro em atendimento presencial na Central de Atendimento, localizada na estação 112 Sul do metrô. Vale ressaltar que a apresentação do cartão só será válida em conjunto com um documento oficial de identificação (RG, CNH, entre outros). A medida é para evitar possíveis fraudes.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

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