RECENTES

O escritório da Emater-DF em Sobradinho e a Administração Regional de Sobradinho I se reuniram com produtores rurais para discutirem sugestões para a próxima revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do Distrito Federal.

 Emater-DF, Administração Regional de Sobradinho I e produtores rurais discutem sobre o PDOT 

Produtores rurais e lideranças debatem propostas para a revisão do PDOT

 

O escritório da Emater-DF em Sobradinho e a Administração Regional de Sobradinho I se reuniram no último dia (19) com produtores rurais para discutirem sugestões para a próxima revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do Distrito Federal. A proposta é que o setor rural de Sobradinho chegue alinhado na Oficina Participativa de revisão do PDOT, que está agendada para acontecer na próxima terça-feira (25), em Sobradinho.

 

O PDOT é o documento que define onde estão e quais são as diretrizes e estratégias aplicadas às zonas urbanas e rurais do DF, às áreas ambientalmente sensíveis e quais podem ser destinadas à moradia ou à produção rural, por exemplo. A iniciativa do escritório de Sobradinho junto com a Administração Regional foi de explicar aos representantes da área rural da região o que é o PDOT, a importância desse documento e alinhar os interesses, para que as contribuições sejam significativas.

 

Segundo a gerente do escritório da Emater-DF de Sobradinho, Clarissa Campos, participaram cerca de 40 líderes e produtores rurais de comunidades locais, tanto das cadeias produtivas da agropecuária, turismo rural e agroindústria. “A reunião foi riquíssima, todos preocupados com o tema e interessados em participar e contribuir”, afirmou a gerente. Estiveram presente representantes da Núcleo Rural II de Sobradinho, Rota do Cavalo, Estâncias Vila Rica, Comunidade Chapadinha, além de líderes de produtores rurais acampados da região.

 

Produtores se organizaram para fazer suas contribuições e documentarem na administração regional para fortalecer as propostas

“Os produtores saíram daqui prontos para fazer as suas contribuições e já organizados para entregar essas demandas na administração de Sobradinho com a assinatura dos interessados, pra ganhar força na elaboração das propostas de revisão do PDOT”, disse Clarissa.

 

Por parte da Administração Regional de Sobradinho, o chefe de gabinete Vanderlei Dias estava representando o administrador Gutemberg Gomes, e também estavam presentes o gerente de assuntos da área rural e o gerente de ordenamento territorial da Administração Regional.

 

“Como casa do produtor rural, a Emater-DF quer sempre proporcionar aos produtores a oportunidade de serem vistos, ouvidos e considerados nas tomadas de decisões do Governo do Distrito Federal, principalmente diante de temas tão importantes como é a questão do ordenamento territorial”, disse Clarissa.

 

PDOT

O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) é o instrumento básico da política territorial e de orientação aos agentes públicos e privados que atuam na produção e gestão das localidades urbanas, de expansão urbana e rural do território do Distrito Federal. Esse documento é revisado a cada dez anos e o documento atualmente vigente foi revisado em 2009. O processo de revisão do documento atual teve início em 2019, mas devido à pandemia da covid-19, foi interrompido.

 

Retomado este ano, o processo de participação popular – que é previsto em lei – começou em maio e vai até dezembro por meio das oficinas participativas que acontecem em todas as regiões administrativas, para que a população possa contribuir ativamente no processo, a fim de avaliar, debater e definir o planejamento do DF pela próxima década. Confira aqui o calendário completo das oficinas participativas.

 

Após todas as oficinas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) vai avaliar e consolidar as considerações da população junto aos estudos feitos pelos técnicos da pasta e submeter o documento para aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

 

*Com informações da Seduh

Nenhum comentário