A malha cicloviária do Distrito Federal alcançou os 675 km de extensão em 30 regiões administrativas...
DF encerra 2023 com quase 700 km de malha cicloviária
Com
aumento de 31 km este ano, capital se consolida como a segunda maior rede do
país e trabalha para interligar diferentes trechos e levar as faixas exclusivas
a todas as RAs
Construção
de ciclovias avança em todo o DF: mais conforto e saúde para adeptos da bike
Os ciclistas
do Distrito Federal tiveram ótimas notícias durante o ano de 2023. A malha
cicloviária do Distrito Federal alcançou os 675 km de extensão em 30 regiões
administrativas. Somente em 2023, as pistas destinadas às bicicletas aumentaram
em 31 km e a capital se prepara para ter o maior sistema do tipo no país com a
previsão de entrega de mais 105 km e a interligação dos trechos já existentes.
Atualmente,
a cidade brasileira com a maior quantidade de ciclovias é São Paulo, com 722,1
km de malha cicloviária. No Distrito Federal, o investimento em
ciclomobilidade, desde 2019, já ultrapassou a casa dos R$ 27 milhões, valores
referentes a todas as ciclovias construídas por diversos órgãos do GDF, entre
eles o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Novacap e a Secretaria de
Obras e Infraestrutura.
O secretário
de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Flávio Murilo Prates, defende o
apoio às alternativas sustentáveis de mobilidade. “É essencial que haja um
esforço conjunto para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte. O
GDF está agindo e ainda temos que fazer mais. Isso inclui a expansão, a
manutenção e a interligação de ciclovias, além da promoção de uma cultura ciclística
mais segura”, destaca.
Novas
pistas somam 31 km
No ano de 2023, a malha cicloviária do DF cresceu 31 km, com obras em quase todas as regiões do Distrito Federal, em especial na região da Estrada Parque do Contorno (DF-001), nas proximidades do Jardim Botânico, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Gama e na DF-440, nas imediações de Sobradinho.
Na rodovia
que passa por Sobradinho, os moradores da região receberam uma pista para
bicicletas com quase 6 km. A via que liga o Núcleo Bandeirante à Candangolândia
também oferece segurança para os ciclistas com mais de 3 km de ciclofaixa. Já
nas proximidades do Assentamento 26 de Setembro, um espaço exclusivo para bikes
de 4 km já foi entregue para a população.
“A
mobilidade ativa vem sendo uma preocupação do governo. A bicicleta está
deixando de ser vista como algo esporádico, vinculada apenas ao esporte, para
ser vista como modal de transporte urbano. O ciclismo vem crescendo
exponencialmente ao redor do mundo e o GDF está antenado em relação a isso”,
afirma o diretor de Mobilidade, Joelmir Laésio Pessoa, da Secretaria de
Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob). “O mais importante hoje é
fazer com que essas ciclovias se conectem. Estamos fazendo estudos, analisando
e ponderando com a sociedade civil para tornar a malha cicloviária ainda mais
conectada e assertiva”, completa.
Além disso,
houve construção de pistas para ciclistas em Taguatinga (Boulevard), no
Sudoeste (Viaduto do Sudoeste), em Vicente Pires (DF-251, região de 26 de
Setembro) e em Sobradinho (Condomínio RK).
Outros 3 km
de ciclovias construídos neste ano foram entregues e estão localizados na
recém-inaugurada VC- 361, que liga o Gama a Santa Maria, passando em frente ao
campus da Universidade de Brasília (UnB-Gama).
Obras em
andamento
Está em
andamento a instalação de nova ciclovia ligando a Estrada Setor Policial
Militar (ESPM) à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). O trecho terá
1,6 km de extensão, garantindo mais segurança e conforto aos usuários de bike.
Outra obra é
a construção de 5,2 km de ciclovia no Pistão Sul, em Taguatinga. Com 3 metros
de largura, a faixa vai cortar o canteiro central da Estrada Parque Contorno
(DF-001), ligando o viaduto da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) à
Estrada Parque Taguatinga (EPTG). O uso da pista será compartilhado por
ciclistas e pedestres, que poderão aproveitar a sombra das árvores para fazer o
trajeto com mais conforto.
Também em
destaque está a construção de ciclovia em Planaltina, no trecho da DF-131, que
conecta a DF-128 à DF-205. São 6,3 km de uma rodovia que, além de receber o
asfalto, vai ganhar pista exclusiva para bicicletas e pedestres.
Mais
avanços
A Semob está
com projeto em andamento que prevê a construção de 105 km de ciclovias. “Há 19
novos trechos que serão construídos em várias regiões administrativas, entre
elas Samambaia Norte, ligação entre Samambaia e Taguatinga, na região do
autódromo, entre outras”, destaca Silas Lemos Teixeira, diretor de
Infraestrutura de Ciclomobilidade da Secretaria de Transporte e Mobilidade
(Semob-DF).
Os números
mostram que o investimento e o incentivo do uso da bicicleta pelo governo vêm
ao encontro da demanda crescente pelo modal em todas as regiões
administrativas. Atualmente, o Plano Piloto é a região com o maior número de
pistas para bicicletas: 138,08 km. Em segundo lugar está o Lago Sul, com 58,2
km. Em seguida, aparecem Park Way (50,7 km), Gama (35,9 km), Lago Norte (33,9
km), Ceilândia (33,6 km) e Santa Maria (33,1 km).
Segurança
A bicicleta
faz parte da rotina de Antônio Raimundo Lima, 50 anos. Em cima de duas rodas, o
pedreiro se desloca até o trabalho, faz compras e relaxa. “Pedalando, fujo do
trânsito e ainda melhoro minha saúde; gosto muito”, conta o morador de
Taguatinga. “Quando eu trabalhava no Lago Sul, pegava o metrô com minha bike
até o Plano Piloto e, de lá, seguia com ela para o trabalho”
Fonte: Jornal de Brasília, com informações da Agência Brasília, Fotos: João Cardoso/Agência Brasília
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