Adasa Mais Perto de Você: SRH realiza campanha de Outorga no Lago Oeste
Adasa Mais Perto de Você: SRH realiza campanha de Outorga no Lago Oeste
No último fim de
semana, a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) da Adasa, em parceria com
a Associação dos Produtores do Núcleo Rural Lago Oeste (ASPROESTE) e a
Emater-DF, promoveu uma importante campanha de outorga in loco para os usuários
de recursos hídricos do Lago Oeste. Para isso, a Agência mobilizou cerca de 25
colaboradores para cada dia de evento.
A campanha ofereceu uma oportunidade única para que os moradores regularizassem a situação de suas captações de água subterrânea, incluindo cisternas e poços tubulares. Com a outorga, os usuários garantem o uso sustentável e legalizado dos recursos hídricos, contribuindo para a preservação ambiental e o bem-estar de toda a comunidade. A equipe do Programa Adasa na Escola também se fez presente no local com ações educativas e a presença da mascote mais querida, a Gotita.
Segundo a
representante da Rua Dezoito, Janete Balzano, essas iniciativas são muito
importantes, uma vez que há certa dificuldade de acesso à tecnologia para
muitos moradores. “Qualquer ação de governo in loco, para conversar com a
comunidade, é muito boa. Muitas pessoas daqui não conseguem lidar com a
tecnologia. Então, essa relação frente a frente, de poder dizer qual é o seu
problema para uma pessoa, estabelecendo um diálogo, é muito relevante. Deveria
acontecer sempre que possível, pelo menos quatro vezes ao ano”, sugeriu
Balzano.
Para a dentista,
Sônia Assunta Faturetto, a iniciativa facilitou a resolução de burocracias.
"Quando vi o comunicado no grupo de WhatsApp da comunidade, onde os
moradores estavam informando que a Adasa viria ao ASPROESTE para facilitar a
atualização dos nossos documentos, fiquei muito contente. Meu registro é de
2013, renovado em 2019 com validade prorrogada por mais cinco anos, ou
seja, estava prestes a vencer agora em dezembro. Para mim, essa
oportunidade foi excelente. Vim diretamente para cá e consegui resolver tudo.
Agora estou livre!”, comemora a moradora.
Flávio Vidiri,
morador da região, elogiou a iniciativa de atendimento ao público promovida
pela Adasa. "Os técnicos, altamente capacitados, realizaram um trabalho
admirável para a regularização dos poços e cisternas da área com o objetivo,
após análise dos dados informados e o preenchimento do respectivo requerimento
de outorga, regularizar o uso da água de cada chácara cadastrada. Além disso, a
ASPROESTE em parceria com uma empresa especializada em análise da água,
possibilitou que os moradores levassem um frasco de água do poço ou cisterna
para análise, com um preço bem inferior do que normalmente é praticado”,
enalteceu.
Durante a ação, que
ocorreu na sexta (16) e sábado (17), Adasa atendeu cerca de 130 moradores
do Lago Oeste. Foram 108 requerimentos entregues, com os mais diversos casos
(nova outorga, renovação, transferência). Os demais foram apenas conferir sua
situação e já estavam regulares.
Com o sucesso da
campanha, a Adasa pretende realizar a ação de outorga in loco em outros locais
do DF.
Fonte: Adasa
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