Sarau Surfando na Leitura traz como tema Biomas Brasileiros na EC10 de Sobradinho - BLOG DO EMICLES

RECENTES

Sarau Surfando na Leitura traz como tema Biomas Brasileiros na EC10 de Sobradinho

 Sarau Surfando na Leitura traz como tema Biomas Brasileiros na EC10 de Sobradinho 

A Escola Classe 10 de Sobradinho realizou no último dia 14 de setembro seu sarau “Surfando na leitura”, que é também o nome da biblioteca da escola. Neste ano, o sarau abordou o tema dos Biomas Brasileiros. “É cada vez mais urgente a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. E é preciso conhecer para preservar. Pensando nisso, cada ano preparou uma exposição sobre cada um dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Pampa”, conta a vice-diretora Andreza Línea da Silva.

Durante a manhã houve apresentações no pátio e exposições fixas nas salas de aula sobre os biomas brasileiros. Cada segmento ficou responsável por um bioma.

Para abertura do evento, a professora Cristiana, profissional responsável pela biblioteca Surfando na Leitura, contou a história da árvore generosa de Shel Silverstein. Em seguida, tivemos a oportunidade de apreciar os cantores Alberto Salgado e Carol Sena, que cantaram músicas autorais, músicas sobre a temática e músicas populares.

Em seguida, iniciarmos o bloco de apresentações envolvendo os estudantes. No 1º bloco de apresentações, os estudantes do 4º ano C da professora Susane, declamaram cordéis de sua própria autoria, bem como de autores renomados desse gênero literário.

Neste interim, enquanto os pais prestigiavam os trabalhos dos estudantes, o artista plástico William Angêlo produzia um quadro artístico com a participação da comunidade escolar e Hélio Mendes cantava e tocava MPB.

No 2º bloco de apresentações o 2º ano A da professora Francelita, apresentou um poema escrito por uma aluna de uma escola de Manaus sobre a Amazônia, e em seguida os estudantes dançaram a música vermelho de Fafá de Belém, tendo como referência o Festival de Parintins com a rivalidade entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso.

Enquanto isso, a comunidade escolar apreciava as atividades artísticas e as produções escritas coletivas e individuais que estavam nas paredes das salas de aula de cada Bioma. Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Pampa foram representados de forma coerente, potente e com muita construção de conhecimento. “Nosso objetivo é valorizar cada vez mais os saberes construídos e produzidos pelos estudantes” disse a diretora Luana Vaz.

No 3º bloco de apresentações os estudantes do 3º ano C da professora Nayara apresentaram poemas autorais sobre a Mata Atlântica e o meio ambiente.

Nessa mesma turma, dois estudantes: Joana e Guilherme que fazem ginástica artística expressaram o desejo em fazer uma apresentação para comunidade. Sendo o sarau um espaço de protagonismo dos estudantes e espaço de expressão artística, a apresentação combinou e abrilhantou ainda mais o evento.

Continuando o 3º bloco de apresentações, os estudantes das turmas dos 1º anos das professoras: Jéssica, Socorro, Renata e Isabela apresentaram a dança siriri cuiabano tendo como referência as regiões que envolvem o bioma pantanal.

Para finalizar nosso encontro da manhã, a turma da educação integral dos turnos matutino e vespertino juntamente com as professoras Érika, Elaine e Sabrina e a monitora Thalyta fizeram duas apresentações teatrais sobre desmatamento e a importância de preservar o meio ambiente.

Além disso houve uma bela apresentação de Street Dance, com o grupo de estudantes organizados pelo professor Matheuzinho.

 

Fonte: Letícia Sallorenzo/SINPRO-DF

Nenhum comentário