RECENTES

Dia Mundial sem Carro: Rede Urbanidade participa de passeio no próximo dia 27 de setembro

Dia Mundial sem Carro: Rede Urbanidade participa de passeio no próximo dia 27 de setembro 

Objetivo é provocar a reflexão sobre os impactos do uso excessivo de carros e incentivar a adoção de alternativas de mobilidade sustentável 

Para celebrar o Dia Mundial sem Carro, será realizado, em 27 de setembro, um passeio entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A população é convidada a participar usando bicicleta, patinete, monociclo e outras formas de mobilidade ativa. A concentração começa às 8h, na estação de bicicletas compartilhadas em frente à plataforma inferior do terminal. A saída será às 8h30.

 

O passeio é uma iniciativa do Comitê Gestor de Sustentabilidade da CLDF (Ecolegis), com apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Rede Urbanidade. O objetivo é provocar a reflexão sobre os impactos do uso excessivo de veículos particulares e incentivar a adoção de alternativas de mobilidade sustentável.

 

Para o coordenador da Rede Urbanidade, promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, a data é uma oportunidade de valorizar a mobilidade ativa e seus benefícios. “Deixar o carro em casa significa menos poluição, mais saúde e mais contato com a cidade. Queremos que cada vez mais pessoas possam fazer essa escolha em nossa cidade”, afirmou.

 

Iniciativa

 

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade.

 

O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: MPDFT

Nenhum comentário