Das grandes obras ao Vai de Graça, Brasília reinventa a mobilidade com foco em segurança e agilidade
Das grandes obras ao Vai de Graça, Brasília reinventa a mobilidade com foco em segurança e agilidade
Aos 65
anos, a capital que foi desenhada para receber, sobretudo, veículos individuais
caminha para o futuro com valorização do transporte coletivo. Gratuidade aos
domingos e feriados, renovação dos ônibus e expansão do metrô são exemplos do
avanço
Presidente que concretizou a construção de Brasília, Juscelino Kubitschek também foi um dos propulsores do aumento da indústria automobilística no país. Por essa razão, era natural que a capital federal, pensada para abrigar, no máximo, 500 mil habitantes, fosse desenhada para carros, repleta de vias expressas e com poucos cruzamentos e semáforos.
Brasília caminha para o futuro com valorização do
transporte coletivo – programa Vai de Graça, renovação dos ônibus e expansão do
metrô são exemplos do avanço
O tempo
mudou e Brasília também. Hoje, o pedestre e o transporte coletivo são os
protagonistas da mobilidade brasiliense. Com 2,8 milhões de habitantes – cinco
vezes mais que o planejado inicialmente –, a cidade projeta o futuro sem
esquecer o passado, com a renovação da frota de ônibus, o retorno dos zebrinhas
e a expansão do metrô, entre outras ações, junto a obras que facilitam o
trânsito de todos, como rodoviárias, passarelas e viadutos.
“São ações
importantes para melhorar a qualidade de vida da população. Todas as vezes em
que terminamos uma obra viária, estamos devolvendo vida para as pessoas. O
tempo que levariam parados no trânsito é o tempo que é acrescentado ao dia a
dia”, assinala o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Uma das
maiores novidades implementadas por este Governo do Distrito Federal (GDF) é o
programa Vai de Graça, válido para ônibus e metrô aos domingos e feriados. A
gratuidade, além de dar uma folga para o bolso dos cidadãos, também estimula a
circulação nos espaços públicos e comércios, democratizando a oferta de lazer e
desporto disponível no Quadradinho.
Para
reinventar a mobilidade brasiliense, este GDF também investe na construção e
reforma das rodoviárias, com o objetivo de proporcionar acessibilidade,
conforto e segurança tanto para os passageiros como para os motoristas
“O primeiro
grande objetivo é a inclusão social. Existem muitas famílias em situação de
vulnerabilidade econômica que sentem o impacto do custo de deslocamento para
lazer, turismo, cultura e até mesmo para atividades relacionadas à geração de
renda. Ao disponibilizar transporte gratuito, sem limitação de acesso,
oferecemos a oportunidade para que essas famílias conheçam Brasília e
otimizamos a frota disponível, com mais pessoas usando os ônibus e o metrô”,
destaca o secretário.
Segundo
Zeno Gonçalves, houve um aumento de 60% no número de passageiros aos domingos.
Nos demais dias da semana, com destaque para os sábados, o acréscimo foi de
11%. “As pessoas estão conhecendo mais o transporte público. Muitas começaram a
utilizá-lo porque é gratuito no domingo e nos outros dias perceberam que o
sistema funciona – isso gera um efeito muito positivo e provoca o desafio de
melhorar o sistema e aumentar a oferta, o que é muito bom, pois o papel do
governo é prover um serviço de qualidade para todos”.
“Tivemos
aumento de apenas 3% na frota aos domingos, demonstrando que o impacto no custo
é pequeno diante dos grandes resultados alcançados: aumento da satisfação,
crescimento da demanda e, a médio e longo prazo, redução no custo do sistema”,
observa. “Com mais usuários utilizando o sistema e a mesma frota, o valor da
tarifa técnica diminui, pois o custo total permanece o mesmo. Ao aumentar a
quantidade de passageiros, aumentamos a arrecadação e reduzimos o valor por
viagem pago às empresas. A economia também já começa a sentir esse impacto. O
comércio, por exemplo, está sendo dinamizado aos domingos, e isso atrai ainda
mais usuários para o transporte público.”
Fonte: Catarina Loiola, da Agência Brasília, Edição: Carolina Caraballo, Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
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