Censo escolar 2025 traz dados das escolas do DF e garante transparência institucional
Censo escolar 2025 traz dados das escolas do DF e garante transparência institucional
Os números consolidados de 2025 revelam a
dimensão e a capilaridade do atendimento educacional do Distrito Federal
Os resultados do censo orientam a formulação
de políticas públicas voltadas para a ampliação da eficiência, da inclusão e da
qualidade do ensino | Foto: André Amendoeira/SEEDF
A
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou, nesta quarta-feira
(24), o resultado do censo escolar 2025. O levantamento, que apresenta um
panorama detalhado da realidade educacional na capital, aponta que a rede
pública atendeu, neste ano letivo, 448.103 estudantes.
Coordenado
pela Diretoria de Informações Educacionais (Dinfe), o estudo mapeou 855
unidades escolares (públicas e conveniadas), organizadas em 19.728 turmas. Os
dados completos estão disponíveis para consulta pública no Portal de Governança Educacional.
Os
números consolidados de 2025 revelam a dimensão e a capilaridade do atendimento
educacional do Distrito Federal. A distribuição dos alunos por etapa de ensino
ficou configurada da seguinte forma:
Ensino fundamental: 257.236 estudantes;
Ensino médio: 75.581 estudantes;
Educação infantil: 72.174 crianças atendidas;
Educação de Jovens e Adultos (EJA): 22.045
alunos;
Educação Profissional e Tecnológica (EPT):
15.113 estudantes;
Educação Especial: 5.954 matrículas
específicas.
Planejamento e inovação
Mais
do que estatísticas, o censo escolar é uma ferramenta estratégica. Os
resultados obtidos orientam diretamente a formulação de políticas públicas
voltadas para a ampliação da eficiência, da inclusão e da qualidade do ensino.
É com base nesses indicadores que a secretaria define prioridades em
infraestrutura, alocação de corpo docente, transporte escolar e distribuição de
recursos.
Nos
últimos anos, a Dinfe tem investido na modernização contínua dos processos de
coleta e tratamento de dados. O uso de novas tecnologias tem assegurado maior
precisão e agilidade à gestão educacional, permitindo ao governo tomadas de
decisão mais assertivas para garantir uma educação pública cada vez mais justa
e acessível a todos.
*Com informações da Secretaria de Educação








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