RECENTES

Coluna Pensador S/A : Entorno Sustentável?


















Por Sandson Azevedo
Ultimamente tenho observado algumas noticias sobre a inclusão dos municípios do entorno ao Distrito Federal. Essa notícia me preocupa muito, por vários motivos que abordarei aqui.
Inicialmente é importante dimensionarmos o tamanho do Entorno, a RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, contempla o DF e mais 22 municípios do entorno, sendo 03 de Minas Gerais e o restante de Goiás. Recentemente em um congresso, que contou com o apoio do SEBRAE, sobre “Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável para Brasília e seu Entorno” vi um mapa ainda mais alarmante, onde o entorno se dá com 58 municípios e uma extensão territorial de 186,2mil km, contra os 5,8 mil km do Distrito Federal.
Nesse novo quadro, a população duplicaria e os problemas... Não podemos esquecer que Brasília é patrimônio da humanidade e o centro político-administrativo do país. Alguns cuidados devem ser tomados para o seu desenvolvimento, ainda hoje sentimos o efeito do crescimento desordenado e a falta de planejamento. Sinceramente não vejo como a inclusão dessas áreas resolveriam o problema.
Outro problema é a fonte de recurso, o tamanho físico aumentaria, porém os recursos não aumentariam na mesma proporção. O Distrito Federal, tem um dos melhores IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do país, devido a rede de saneamento, educação, saúde e outros itens que aos poucos foram se consolidadndo, mas ainda longe de ser um mar de rosas. Com essa ampliação, em vez de investirmos no melhoramento, estaremos investindo em novas estruturas para dar o mínimo de condição a essas regiões, pois em alguns municípios não existem nem sistema de esgoto.
A solução apontada por todos especialistas que conheço é o desenvolvimento sustentável da região, isso inclui a educação. A população dos municípios tem que cobrar dos prefeitos investimento na região, criação de empregos, de renda e investimento em saúde e infra-estrutura. Cabe ao Distrito Federal sim parcerias, o que já vem sendo feito há algum tempo, para que se ajude a desenvolver a região. Talvez uma fiscalização mais rígida do GDF, faça com que os prefeitos invistam melhor os recursos, uma vez que alguns deles têm dificuldade até de prestar conta dos recursos repassados.
O único motivo que posso vislumbrar dessa discussão são de pessoas que querem que aumente o número de cargos na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal, pois o desenvolvimento sustentável da região não se dá com a inclusão territorial e sim com ações empreendedoras de desenvolvimento sustentável.
Estaríamos indo contra o que vem dando certo, peguemos o exemplo de Goiás, após a criação do estado de Tocantins a região norte se desenvolveu, e hoje os ex-goianos vivem outra realidade. É muito fácil se criar um discurso de melhoria da região com fins eleitoreiros, mas as conseqüências desastrosas dessa medida seriam quase que irreversíveis para a geração atual. Eu penso assim e você? Mande-nos um e-mail: pensadorSA@gmail.com.

Nenhum comentário