RECENTES

SAÚDE: PROGRAMA CUIDARÁ DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO


Professores terão avaliação clínica e psicossocial

Começa em agosto o projeto "Mente e Voz", que vai realizar ações em saúde coletiva de caráter preventivo, no que diz respeito à saúde vocal e acuidade auditiva dos professores de Sobradinho.

"Assim como no SUS, se prevenir e se cuidar é essencial para qualquer pessoa, e neste caso, os professores terão todo o nosso apoio. Pensamos, inclusive, em futuramente abrir o programa em outras regionais", informou hoje o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

Uma equipe de três médicos (médico do trabalho, psiquiatra e otorrinolaringologista), uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem e cinco fonoaudiólogos participarão do projeto que deve beneficiar aproximadamente 4 mil docentes da cidade, distribuídos em 46 escolas públicas.

"O adoecimento dos professores tem causas multifatoriais e não está restrito apenas ao ambiente profissional, mas precisamos criar espaços humanizados e melhoria das condições de trabalho em atenção à saúde dos nossos professores", completou o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa.

PROGRAMA - O trabalho será desenvolvido a partir de avaliações da saúde, diagnóstico precoce e tratamento específico. Haverá uma avaliação para identificar as situações ou fatores que podem representar estresse à atividade docente; analisar os fatores que representam sobrecarga quanto aos recursos disponibilizados; além de verificar casos de ansiedade e depressão.

"O docente precisa ser cuidado, em relação a seus problemas, por meio de uma atenção que vai além de um simples atestado, e sim uma atenção com foco em sua saúde em primeiro lugar", afirmou o enfermeiro e um dos autores do projeto, Douglas Costa.

Segundo ele, com o papel de educador, todo mestre precisa se prevenir de agravos quanto à voz e audição, que vão desde o trânsito que o profissional pega para chegar ao trabalho até a situação familiar de cada um.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação.


Fonte: Agência Brasilia, com informações da Secretaria de Saúde/ Foto: Pedro Ventura

Nenhum comentário