RECENTES

CIDADE: Rollemberg visita centros de recuperação de dependentes químicos



Três instituições de Sobradinho e Planaltina receberam o governador nesta sexta-feira (20)

 (*) Maryna Lacerda


Rodrigo Rollemberg visitou, nesta sexta-feira (20), centros de recuperação para dependentes químicos em Sobradinho e Planaltina. O intuito era o de conhecer melhor as instituições conveniadas e entender as demandas das clínicas que têm interesse em se tornar parceiras do governo de Brasília. "Qualquer governo, por mais eficiente que seja, não é capaz de fazer nada sozinho. Se tivermos essa consciência, poderemos trabalhar juntos para vencer os desafios", afirmou Rollemberg.

Na Casa de Reintegração Mar Vermelho, em Sobradinho II, o governador assistiu a uma apresentação cultural e conversou com as pessoas atendidas no local, cerca de 20. A instituição oferece acolhimento, desintoxicação, reinserção social e acompanhamento familiar a dependentes químicos.

 A segunda instituição visitada foi o Centro de Recuperação Caverna do Adulão, no Núcleo Rural Córrego do Atoleiro, em Planaltina. A clínica atende 132 homens com histórico de dependência química. O convênio com a Secretaria de Justiça e Cidadania oferece 50 vagas encaminhadas a partir das unidades de saúde do Distrito Federal. Cada internação custa R$ 1 mil por mês e o tempo de duração é de seis a nove meses, a depender da resposta do paciente. O custo anual deste convênio é de R$ 600 mil. A Clínica de Recuperação Deus Proverá, também em Planaltina, tem 100 pacientes e trabalha com recursos próprios, uma vez que não há parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania.

Acompanharam a visita ao Centro de Recuperação Caverna do Adulão o administrador de Planaltina, Vicente Salgueiro Baño Salgado; o administrador de Sobradinho II, Estevão Souza dos Reis; o major Genilson Alves Duarte, do 14º Batalhão de Polícia Militar (Planaltina); o deputado distrital Claudio Abrantes (Rede); o presidente da instituição, pastor Lucio Mendonça; o diretor-executivo da instituição, Wagner Mendonça; e demais membros da diretoria da casa. Na Clínica de Recuperação Deus Proverá, participou o presidente da instituição, pastor Francisco Ramalho. O diretor-presidente interino da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto, acompanhou todas as visitas.

Clínicas conveniadas

 O Distrito Federal tem cinco clínicas conveniadas com o governo. São elas: Abba Pai, Caverna do Adulão, Instituto Crescer, Renovando a Vida e Salve a Si. Além disso, 21 entidades têm registro no Conselho de Políticas sobre Drogas do Distrito Federal (Conen), que tem participação de representantes da sociedade civil e da administração pública, como as pastas da Saúde e da Justiça e Cidadania. A inscrição no Conen é o primeiro passo para se tornar parceira do governo de Brasília.

O acompanhamento do convênio é feito por meio de visitas das equipes da Secretaria de Justiça e Cidadania, duas vezes ao mês. Além disso, o Conen monitora as atividades em cada entidade, por meio de visitas e relatórios anuais.
 
(*) Maryna Lacerda - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Nenhum comentário