RECENTES

FERIADO


Operação Finados 2016


Em 2 novembro, Dia de Finados, os portões dos seis cemitérios do DF – Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia – serão abertos uma hora mais cedo, às 7 horas. O acesso será permitido até as 19 horas. O atendimento ao público também será estendido nesse dia, será das 7h30 às 18 horas.

O acesso de veículos aos cemitérios de Planaltina e de Brazlândia será proibido, uma vez que não há espaço para circulação de automóveis. O acesso de carros às demais unidades ficará restrito aos que tiverem a autorização de vaga especial ou de pessoa com deficiência emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) – essa autorização é a mesma utilizada em estacionamentos públicos e privados durante todo o ano. Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho haverá transporte coletivo gratuito dentro do cemitério. Se houver necessidade, a restrição para a entrada de veículos também ocorrerá durante o fim de semana (29 e 30 de outubro).

Todos os cemitérios aumentarão o número de terminais e de atendentes no feriado. Serão 15 terminais e 26 atendentes extras para reforçar o trabalho, além dos 170 funcionários da empresa, que permanecerão nos cemitérios em tempo integral. Velórios e sepultamentos serão realizados normalmente.

Além dos 50 vigilantes que trabalham regularmente na segurança interna das unidades, haverá 38 homens nos cemitérios durante o feriado. Como se trata de área pública sob concessão, os cemitérios também contarão com reforço da Secretaria da Segurança Pública e Paz Social, da Secretaria de Justiça e Cidadania, da Agência de Fiscalização do DF, das Polícias Militar e Civil, do Detran-DF e do Corpo de Bombeiros.

Não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. Nas áreas externas, a responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização será das administrações regionais, da Agefis, do Detran-DF e da Polícia Militar.

Água

Os clientes que precisarem de água para a limpeza das sepulturas podem solicitar diretamente na administração do cemitério, como ocorre durante todo o ano.

 
Manutenção

A Campo da Esperança Serviços Ltda. faz manutenção diária dos seis cemitérios do DF. Na área-parque (área nova), são feitos os serviços de irrigação, adubação, limpeza das placas de identificação das sepulturas, recolhimento de lixo e corte da grama. Na parte antiga, o serviço de manutenção é feito nas calçadas e gramados entre os túmulos. Qualquer sepultura com jardins e adornos deve ser cuidada pelos proprietários, uma vez que são bens imóveis. A concessionária só pode mexer nessas sepulturas com autorização da família, por meio da contratação do serviço de manutenção, ao custo mensal de R$ 37.

Duas vezes por ano, os funcionários da Campo da Esperança Ltda. pintam as instalações. A dedetização também é feita a cada seis meses nos seis cemitérios do DF. O cronograma é ajustado para ocorrer perto das datas de maior movimentação: Dia das Mães e Dia de Finados.

Qualquer reclamação sobre manutenção contratada diretamente com a Campo da Esperança Ltda. pode ser feita na administração do cemitério.

 
Missas (Arquidiocese de Brasília)

 

Cemitério
Horários
Asa Sul
Às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas, às 15h30 e às 17 horas.
Brazlândia
Às 9 horas e às 16 horas.
Gama
Às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas, às 15h30 e às 17 horas.
Planaltina
Às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas, às 15h30 e às 17 horas.
Sobradinho
Às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 15 horas e às 17 horas.
Taguatinga
Às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas, às 15h30 e às 17 horas.

 
Endereços
 

  • Campo da Esperança (Asa Sul) – 916 Sul
  • São Francisco de Assis (Taguatinga Norte) – SOFHN Área Especial
  • Cemitério do Gama – SOE Quadra 3 Área Especial Cemitério Setor Oeste
  • Cemitério de Sobradinho – AR 7 Área Especial Cemitério Sobradinho II
  • Santa Rita (Planaltina) – SNO Conjunto E Área Especial Cemitério
  • Cemitério de Brazlândia – SNO Quadra 6 Área Especial Cemitério
 Fonte: Ana Paula Ferraz - Campo da Esperança

Nenhum comentário