RECENTES

ESPORTE / SOBRADINHO


Kendo: Arte marcial Japonesa cresce e ganha adeptos em Sobradinho

Há dois anos na cidade, a modalidade trabalha corpo e mente desenvolvendo disciplina, concentração e potencial para vencer os desafios do dia a dia

(*) Emicles Nogueira Nobre Júnior

Um esporte capaz de transmitir técnicas e experiências de tradições que foram adquiridas em batalhas travadas pelos guerreiros japoneses, os samurais, que protegeram o Japão há 700 anos, deixando um legado de honra e coragem, influenciando toda a cultura japonesa. A arte da espada samurai é a luta kendo e vem dessa tradição, ganhando cada dia mais adeptos e admiradores em todo o Brasil.  Há dois anos, o esporte chegou a Sobradinho e busca exatamente resgatar a estratégia, a concentração e o espírito que era desenvolvido por esses guerreiros para o combate, com o objetivo de trazer esses conceitos para a vida pessoal, escolar e profissional dos praticantes nos dias de hoje.

O kendo é baseado no Kenjutsu, onde “Ken” significa espada e “Do” caminho, ou seja, o “caminho da espada” ou “o caminho para desenvolver o indivíduo”. Os treinos são bastante rígidos e exigem muita disciplina. Só na unidade de Sobradinho, aqui em Brasília (DF), onde as aulas são ministradas no Instituto Educacional Santo Elias, há cerca de dez alunos matriculados, entre homens e mulheres. Além desta unidade, outras cinco estão espalhadas pela Capital.


Os treinos são divididos em três modalidades: Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu e o atleta pode ser praticante de apenas uma ou mais delas, desde que separadamente. Os lutadores usam as espadas, feitas com tiras de bambu, chamadas de “shinai”. Além disso, devem usar uma armadura e equipamentos de proteção (veja a arte) e somente com o uso dessa proteção que é possível realizar os combates de forma segura, sem risco de lesões que podem ser causadas pelo impacto dos golpes. Durante a luta básica, os oponentes esquivam-se dos golpes do adversário e procuram atingir com a espada de bambu, três alvos principais: a cabeça (Men), o punho (Kote) e o abdome (Do).
José Ricardo Lopes

Segundo o coordenador das unidades de Brasília e de Goiânia (GO), o médico José Ricardo Lopes, 53, os treinos são bastante vigorosos, exigem muito movimento e podem ser praticados por crianças a partir de 7 anos e adultos de todas as idades. Com uma experiência de 25 anos, José Ricardo atua na modalidade desde a sua criação aqui no Brasil pelo Instituto Cultural Niten, que tem sede em São Paulo (SP), criado pelo também médico, o sensei (termo usado para o fundador), Jorge Kishikawa. O samurai paulistano já conquistou mais de 10 mil discípulos com as técnicas dos guerreiros japoneses. “O kendo é a arte da espada japonesa não apenas no sentido de uma luta competitiva ou no sentido violento da espada, mas por se praticar uma arte marcial tradicional e fazer disso um caminho de vida”, resume José Ricardo.

Para ele, como mensageiro da cultura e da filosofia da arte, a sua principal meta é tornar as pessoas melhores, mais felizes e ainda aprender com os ensinamentos dos antigos mestres, que desenvolveram a prática. “Posso dizer que essa é uma arte de aprender com os antigos a ser feliz nos dias de hoje”, garantiu José Ricardo, lembrando, que qualquer pessoa interessada pode dar início aos treinos, mesmo sem os equipamentos, pois o Instituto os empresta temporariamente. Segundo o coordenador, para a modalidade Kenjutsu, única praticada em Sobradinho, os equipamentos são essenciais para uma prática segura.

José Ricardo explicou que além da técnica da luta que são ensinadas a cada treino, os chamados “Momentos de Ouro” também são feitos ao final dos encontros, neste momento há a oportunidade de passar os princípios e a filosofia da cultura Japonesa, além de ensinar o Bushido, que é o código de ética e conduta dos samurais. “Essa é uma parte bastante fundamental nos ensinamentos”, conclui.

 Silvana Lopes,  José Ricardo e  karl Matsumoto
Quem divide a coordenação e os ensinamentos com José Ricardo na unidade de Sobradinho é Silvana Lopes, 44, e o médico karl Matsumoto, 47. Aluno graduado, Karl pratica a modalidade há cerca de cinco anos junto com o filho de 16 anos, Thomas Matsumoto, quem apresentou para Karl o esporte. “Na verdade, eu já estava procurando algo que me trouxesse um equilíbrio e foco mental, até por conta da minha agitada profissão de médico”, ressaltou Karl Matsumoto, afirmando que encontrou tudo o que procurava no kendo.

Thomas

Filho de japonês, Karl e o herdeiro Thomas conheceram o Instituto Niten em uma apresentação na semana japonesa aqui em Brasília e, desde então, se envolveram completamente com a arte. “Na verdade, além do próprio combate e do exercício físico, o kendo prega vários princípios como equilíbrio, sabedoria, disciplina, respeito ao próximo, felicidade, bem-estar, gratidão, coragem, compaixão, enfim, o método traz os ensinamentos de samurai e aplica na vida moderna”, disse Karl, que vai disputar juntamente com o filho o campeonato mundial - 16º Torneio Brasileiro, em São Paulo, no próximo dia 21 de abril.

Além de estar presente em 16 estados do Brasil, o Instituto Cultural Niten marca presença também na Argentina, Chile, Uruguai, México, Colômbia, Portugal e recentemente chegou aos Estados Unidos. No Brasil, o Instituto tem unidades em todas as regiões.



Kendo, arte marcial japonesa

O Sensei brasileiro


O médico Jorge Kishikawa criou o Instituto Cultural Niten em 1993. Ele é casado e pai de três filhos. A data de seu aniversário tornou-se o Dia do Samurai, em São Paulo. O sensei já foi duas vezes penta-campeão brasileiro consecutivo e vice-campeão no Mundial Aberto de Paris em 1985, além de 7º Dan (grau) de kendo pelo Japão, que é a graduação mais alta existente no Brasil e foi ainda o primeiro mestre a alcançar esta meta aqui no país, que é feita por meio de avaliação por uma banca examinadora composta por mestres japoneses.

O mestre - “Hanshi”

“É através de um espírito forte que alguém supera a inevitabilidade do corpo tornar-se fisicamente fraco.” – Mochida Moriji Hanshi

Hanshi é um termo em japonês semelhante ao “instrutor de instrutores” ou, seja, o mestre. É atribuído apenas a quem possui a partir do oitavo grau (Dan). Dentro do Kendo, o hanshi chama-se Mochida Moriji. Ele nasceu 1885 e morreu em 1974, com 89 anos. É considerado um dos maiores praticantes de kendo na história, dedicando mais de 50 anos de sua vida ao “caminho da espada”, como forma de melhorar sempre suas habilidades técnicas e pessoais. O mestre Moriji Mochida foi o último a receber o 10º Dan por sua habilidade inigualável, sendo respeitado e reverenciado pelo mundo todo.

Como iniciar

Os treinos no Instituto Niten estão disponíveis para homens, mulheres e crianças (crianças a partir dos sete anos e adultos de todas as idades). Para começar não é necessário ter conhecimento anterior de artes marciais e nenhuma restrição físicas (peso, condicionamento, etc.). Os interessados na técnica samurai podem fazer aula experimental não é necessário avisar com antecedência e o material é todo emprestado pelo Instituto.

Informações Instituto Cultural Niten
E-mail: contato@niten.org.br
Telefone: (11) 5539-3587 // 5539-6550


 O que significa:


Iaijutsu: A arte desembainhar a espada: enfrentando oponentes imaginários, onde as espadas de metal cortam o ar. Com raízes na filosofia ZEN, busca a perfeição e o aprimoramento interior, trazendo o segredo de vencer a si próprio e ao oponente antes mesmo do primeiro golpe.
Jojutsu: É a arte do bastão de madeira, transformando em uma das mais poderosas armas samurais. Técnicas e equilíbrio capazes de fazer o carvalho sobrepujar o aço, desarmar e render um oponente que empunha uma espada.


(*)  Fonte : Emicles Nogueira Nobre Júnior  , Vídeo: Rede Globo - Fotos: Eduardo Nobre em 28/03 as 14h19min - exclusivo para edição nº 340 Referente a Segunda Quinzena de Março de 2018 do JS.

Nenhum comentário