RECENTES

ARTE NA PRAÇA 2 / Convite aos Sobradinhenses

Canções que marcaram época vão tomar conta da Praça das Artes

*José Edmar Gomes

O show do próximo sábado, na Praça das Artes, pelo Projeto Arte na Praça, estará a cargo de um dos músicos mais experientes do DF. Ele alcançou notoriedade, em 1987, quando fundou a Banda Sequência, uma das pioneiras do axé, que fez muito sucesso no DF.

Tempos depois, o artista em questão passou a atuar na noite, onde se manteve por muito anos. Parou para estudar, voltou a cantar com seu violão e seu diploma debaixo do braço e, agora, também é professor numa faculdade.

Ele se chama David Vieira (foto), mas se você chamá-lo de Déivid, ele também atende, com o sorriso e a simpatia de sempre. David sempre morou em Sobradinho, onde seu pai, músico amador, o colocou em contato com os instrumentos.

Seu pai ainda o incentivou a frequentar escolas de música, mas ele se considera mesmo é um músico autodidata, cujas influências vêm da jovem guarda, da MPB e da música internacional.

Entre suas referências estão Beatles, Pink Floyd, Guns N’ Roses... Na MPB: Caetano, Gil, Raul Seixas, Zé Ramalho, Djavan, Alceu Valença e bandas de rock nacional dos 80’. Além disso, David sempre valorizou a música regional e a sertaneja de raiz.

A Banda Sequência, que ele criou em 1987, explorava novos estilos, principalmente o axé baiano, que era pouco conhecido em Brasília, onde as bandas estavam mais voltadas ao rock, na época.

Como crooner da Sequência, David diversificou o seu repertório tornando-o eclético, o que fez crescer a banda, que passou a ser requisitada para bailes e casas noturnas.

A Sequência participou de festivais, como o Rock In Lagoa, em Formosa-GO e de projetos culturais, como o Agite Cidade, em Sobradinho. Outra importante participação de David Vieira e a banda foi nos trios elétricos que animavam o carnaval, na Asa Norte, na década de 1990.

Depois de alguns anos à frente da Banda Sequência, David Vieira passou a atuar como músico da noite, ao lado de Neide Barros que, então,  iniciava sua carreira.

Em 2005, Vieira deu uma pausa em sua carreira de músico, para se dedicar à sua formação acadêmica, cujas especializações possibilitaram a atuação como professor universitário, função que desempenha paralelamente à música, após o seu retorno aos palcos em meados de 2017.

A influência musical e a experiência de David, ao longo dos anos, reflete-se no seu estilo atual, cujo repertório mistura pop rock, MPB, jovem guarda, internacional, axé retrô e sertanejo raiz. Atualmente, DV se define como um músico sem preconceitos quanto a estilos.

Ele promete, para o show do sábado, 09/02, na Arte na Praça das Artes, um repertório que reflete o ecletismo de sua carreira, com canções que marcaram época que ele acredita que irão agradar o público.

Evento: Show do cantor David Vieira
Local e horário: Praça das Artes, Q.8 Sobradinho, às 20h30
Produção: Artise: (Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno)
Entrada Franca

Oficinas - O Projeto Arte na Praça, em desenvolvimento na Praça das Artes Teodoro Freire, da Quadra 8 de Sobradinho, todos os sábados, além dos shows e atrações musicais noturnas, oferece oficinas de dança, artesanato, pintura em tecido, DJ e palestras sobre música e arte, a partir das 18h30.

As inscrições podem ser feitas na própria Praça das Artes, antes das aulas.  Participem das Oficinas. É uma boa oportunidade de ampliar conhecimentos e adquirir novas habilidades que podem ajudar a aumentar sua renda.


(*) José Edmar Gomes, com informações de David Vieira

Nenhum comentário