RECENTES

SAÚDE

Sobradinho recebe projeto hepatite zero
Serão oferecidos 800 testes gratuitos para identificação de hepatite viral

No próximo dia 27 de julho, Sobradinho vai receber a campanha gratuita “Projeto Hepatite Zero”, que tem como objetivo realizar testes para identificar a Hepatite viral em maiores de 40 anos. O atendimento será realizado na Feira Modelo de Sobradinho, das 08h às 17h. Serão oferecidos 800 testes para a população da região. A ação é apoiada pela Administração Regional, Rotary Club e Faculdades Integradas UPIS.

O objetivo da campanha de acordo com o projeto, é realizar atendimento não disponível na rede pública com o intuito de prevenção contra a hepatite viral. No Brasil, mesmo com o uso de drogas e transplante são pouquíssimos os casos de recuperação do infectado após a detecção em fase terminal. O teste permite mais que um simples diagnóstico precoce, ele salva a vida daquele onde se detecta a doença, possibilitando a preservação das funções hepáticas e a cura completa da pessoa infectada.

O que é Hepatite?

 
A Hepatite se trata da inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. As hepatites virais são inflamações causadas por vírus específico. O Brasil registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017.

Formas de transmissão:

 

·  Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos.

·  Transmissão por contato com sangue, por meio de compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.

Porque fazer o Teste?

 

A Hepatite viral é uma doença perigosa que mata sem que a pessoa perceba. Quando os sintomas aparecem não muito o que fazer pois ocorreu o comprometimento de órgãos vitais como fígado e o baço. No Brasil, mesmo com o uso de drogas e transplante, são pouquíssimos os casos de recuperação do infectado após a detecção em fase terminal. O teste permite mais que um simples diagnóstico precoce, ele salva a vida daquele onde se detecta a doença, possibilitando a preservação das funções hepáticas e a cura completa da pessoa infectada.

SERVIÇOS:

 

Público Alvo: Maiores de 40 anos
Local de Realização: Feira Modelo de Sobradinho Horário: de 8 às 17 horas
Dia: 27 de julho de 2019
Equipe Técnica: Professores e Alunos de Enfermagem e Farmácia da UPIS Equipe de Apoio: Rotarianos do Rotary Club de Brasília
Servidores designados pela Administração de Sobradinho Servidores da Regional de Saúde de Sobradinho Coordenador Técnico:
Prof. Enfermeiro Oswaldo Celio Lage, da UPIS Quantidade Mínima de Teste a serem realizados: 800 (oitocentos)
Características dos Testes:
São gratuitos, descartáveis, indolor e oferecem resultado imediato.

Nenhum comentário